Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: Uma Proposta na Educação Infantil a partir do Tema Moradia

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4749

Palavras-chave:

Ativismo, Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, Interdisciplinaridade, Educação Infantil

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de um estudo realizado com alunos de uma turma de educação infantil na construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade sobre o tema moradia. A abordagem metodológica da pesquisa foi a qualitativa, de natureza interpretativa, com observação participante. O trabalho foi realizado com 18 alunos da Educação Infantil, de um colégio particular da cidade de Ponta Grossa, estado do Paraná, Brasil. Para a coleta dos dados utilizou-se, anotações em diário de campo das ações/interações e produções dos alunos (desenhos e colagens). Os principais resultados evidenciam a percepção de que as formas de construir moradias variam de lugar para lugar, conforme as características inerentes ao contexto. Por meio de atividades lúdicas que foram desenvolvidas e observações notou-se essa variedade de moradias, proporcionando o desenvolvimento de diversos conceitos, dentre eles o uso de materiais, a arquitetura, as prioridades locais e as necessidades dos habitantes, inclusive a dos animais que também precisam ter seu lugar. Podendo ainda em algumas situações o proprietário ser o construtor de sua própria casa. Desta feita colaborações dos mais diversos aspectos e materiais são de suma importância para minimizar desigualdades. Estes resultados apontam para a possibilidade de um ensino interdisciplinar com cooperação entre as disciplinas e as especialidades, possibilitando assim, desde a educação infantil um processo de ensino e aprendizagem com ação e participação do aluno na tomada de decisão e uma visão não fragmentada.

Biografia do Autor

Anderson Pedro Laurindo, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do ParanáMestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela ABRASCE (2011) e Filosofia e Sociologia para Educadores pelo ITDE (2013). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional de Arapoti- FATI (2009); Licenciatura em Filosofia pela UNAR - Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2013). Professor de Pós Graduação na FIEP - Curitiba. Pesquisador Capes - Bolsista de doutorado.

Josie Agatha Parrilha da Silva, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação para Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Tese - Arte e ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do Codex entre Cigoli e Galileo no século XVII. Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP de Bauru. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Educação Pública - UEM e Especialização em Docência no Ensino Superior. Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Artes Visuais. Atuação Profissional: docente do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. Atua em disciplinas ligadas a formação pedagógica para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG). Professora Visitante do Programa stricto sensu de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM - UEM. Atua na tríade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos ligados as Artes Visuais com enfoque interdisciplinar (ênfase na relação entre a Arte e a Ciência). Coordena o Projeto Leitura e análise interdisciplinar da imagem: contribuições para o ensino de ciência com enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) ? Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa A. Coordena o Pesquisa continuada - Imagens na relação arte e ciência, cadastrada na UEPG. Coordenou projetos ligados a formação do professor com ênfase na interdisciplinaridade: o PIBID Interdisciplinar (um dos subprojetos do Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) PIBID, CAPES (2014-2015); Socializando Teorias e Vivências para Professores de Arte da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2011 a 2012); Processos Formativos de Inovação no Ensino da Arte para Professores de Artes Visuais e Música da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2010 a 2011); Subsídios interdisciplinares às licenciaturas em Artes Visuais, Pedagogia e Ciências - Sem Fronteiras, SETI (2009 a 2010). Orienta alunos/bolsistas: Mestrado (PPGECEM - PCM) e Doutorado (PCM); Iniciação Científica (PIBIC) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Líder do grupo de pesquisa INTERART - Interação entre arte, ciência e educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq), do qual participam professores de diferentes áreas de conhecimento. http://orcid.org /0000-0002-8778-6792

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Publicado

02-11-2021

Como Citar

Laurindo, A. P., Parrilha da Silva, J. A., & Brigola Vargas D’Oliveira, P. A. (2021). Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: Uma Proposta na Educação Infantil a partir do Tema Moradia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 253–277. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4749