Pedagogia histórico-crítica: ciência e conhecimento dos professores das séries iniciais do ensino fundamental

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Autores

  • Fabiano de Jesus Ferreira Universidade Estadual do Paraná
  • Fatima Aparecida de Souza Francioli
  • Elias Canuto Brandão

Palavras-chave:

Ensino, Pedagogia Histórico-crítica, ensino fundamental, mudança pedagógica, formação de professor.

Resumo

Esta pesquisa procura compreender o atual contexto no qual está inserida a educação dos anos iniciais do ensino fundamental em um município paranaense. Nosso interesse foi o de compreender as implicações pedagógicas que ocorreram com a mudança radical de uma proposta de ensino. Nesse sentido, aplicamos um questionário entre os professores e a secretaria municipal de educação, objetivando coletar dados para analisar o cenário atual da educação municipal. Para analisar os dados coletados, bem como para realizar a análise, tivemos como aporte teórico autores como Dermeval Saviani, Karl Marx e outros. Os resultados indicaram que os profissionais da educação, dessa rede de ensino, não têm conhecimentos suficientes para desenvolver atividades pedagógicas pautada nos pressupostos da Pedagogia Histórico-crítica. Outro ponto fundamental é que o município também não preparou adequadamente seus profissionais para tais alterações no campo teórico e nas práticas pedagógicas nas escolas municipais dessa cidade.

Palavras-chave:Ensino; Pedagogia Histórico-crítica. ensino fundamental. mudança pedagógica. formação de professor.

 

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Publicado

18-08-2014

Como Citar

Ferreira, F. de J., Francioli, F. A. de S., & Brandão, E. C. (2014). Pedagogia histórico-crítica: ciência e conhecimento dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 200–218. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/476