Políticas públicas de promoção da igualdade racial na educação infantil, existe?
Visualizações: 799Palavras-chave:
Política Pública Educacional, Igualdade Racial, Educação InfantilResumo
Este artigo analisa a promoção da igualdade racial na educação infantil. Para isso faz uma breve historização sobre a inserção de ações afirmativas em educação localizando o surgimento das preocupações em relação ao tema nessa etapa da educação básica. São basilares para a análise as contribuições de MaClaren (2001) eCanen (1997), dentre outros. Destaca-se algumas ações realizadas nesse movimento de constituição de políticas educacionais com recorte racial na educação infantil ebusca-se dar visibilidade a ações de construção de políticas educacionais que envolveram o governo federal, organizações não governamentais, universidades, pesquisadores/as, ativistas dos movimentos negros e da infância, no sentido de favorecendo o desenvolvimento integral de crianças pequenas e garantindo o acesso qualificado de todas elas ao sistema educacional. Reconhecer o avanço dessa temática implica, sobretudo, dimensionar a tarefa inconclusa de uma política educacional na educação infantil que garanta a igualdade racial.
Palavras-chave: Política Pública Educacional. Igualdade Racial. Educação Infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.