Políticas públicas de promoção da igualdade racial na educação infantil, existe?

Visualizações: 752

Autores

  • Lucimar Rosa Dias Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Política Pública Educacional, Igualdade Racial, Educação Infantil

Resumo

 

 

Este artigo analisa a promoção da igualdade racial na educação infantil. Para isso faz uma breve historização sobre a inserção de ações afirmativas em educação localizando o surgimento das preocupações em relação ao tema nessa etapa da educação básica. São basilares para a análise as contribuições de MaClaren (2001) eCanen (1997), dentre outros. Destaca-se algumas ações realizadas nesse movimento de constituição de políticas educacionais com recorte racial na educação infantil ebusca-se dar visibilidade a ações de construção de políticas educacionais que envolveram o governo federal, organizações não governamentais, universidades, pesquisadores/as, ativistas dos movimentos negros e da infância, no sentido de favorecendo o desenvolvimento integral de crianças pequenas e garantindo o acesso qualificado de todas elas ao sistema educacional. Reconhecer o avanço dessa temática implica, sobretudo, dimensionar a tarefa inconclusa de uma política educacional na educação infantil que garanta a igualdade racial.

 

Palavras-chave: Política Pública Educacional. Igualdade Racial. Educação Infantil.

 

Biografia do Autor

Lucimar Rosa Dias, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná no curso de Pedagogia. Departamento de Planejamento e Administração Escolar/ DEPLAE/ Setor Educação.Trabalhou na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Campus de Três Lagoas) de 2009 a 2013. Fez o doutorado em Educação na Universidade de São Paulo e mestrado na UFMS. Sua experiência em docência começou nas séries iniciais do ensino fundamental em redes públicas e privadas. Suas pesquisas e atividades de extensão enfatizam a diversidade étnico-racial e práticas promotoras da Igualdade Racial na Educação Infantil, Formação de Professores/ras e Currículo. Realiza consultoria desde 2003 em diversos programas desenvolvidos pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT e MEC. Co-autora da Coletânea Outras Histórias ... Culturas Afro-brasileiras e Indígenas e a autora do livro infantil "Cada um é de um jeito, cada jeito é de um". Possui vários artigos publicados em revistas, periódicos e jornais sobre políticas de educação infantil e a diversidade étnico-racial.

Downloads

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Dias, L. R. (2014). Políticas públicas de promoção da igualdade racial na educação infantil, existe?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 23–46. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/477