A importância do AEE para os professores do Piemonte da Diamantina-Bahia

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.4779

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Salas de recursos multifuncionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a importância do AEE, segundo a opinião de 36 professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais das escolas municipais da região do Piemonte da Diamantina/BA. O levantamento de dados da pesquisa se deu através de uma entrevista com roteiro semiestruturado. Através dos dados coletados, apresentados e analisados foi possível aferir que a importância do Atendimento Educacional Especializado está no fato de ser um elemento educativo de apoio ao trabalho da sala de aula comum, dentro de uma proposta integrada de inclusão, como prevista em legislação sobre o tema. Entretanto, outros sujeitos entrevistados também deixaram claro que a importância ultrapassa o elemento educativo, indo inclusive a questões referentes a resgate da dignidade, combate à exclusão e inserção no meio social produtivo.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA) e integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Theresinha Guimarães Miranda, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Umeå University, Suécia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Miguel Angel Garcia Bordas, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, com pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Silva, O. O. N. da, Miranda, T. G., & Bordas, M. A. G. (2023). A importância do AEE para os professores do Piemonte da Diamantina-Bahia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 8–23. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.4779