Concepções críticas sobre tecnologias digitais de informação e comunicação e processos de ensinar e aprender: contribuições possíveis para as práticas pedagógicas

Visualizações: 1794

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4786

Palavras-chave:

Tecnologias digitais de informação e comunicação.Cultura digital. Ensino-aprendizagem. Práticas pedagógicas. Didática.

Resumo

O objetivo deste artigo é, em primeiro lugar, levantar um debate epistemológico em torno da tecnologia, de seu uso, de críticas a ela e de alternativas emergentes e, em segundo lugar, mas em conexão com o primeiro, em especial com sua última seção, analisar sua aplicação na educação e seus efeitos sobre a aprendizagem. Os vácuos, limites e possibilidades aí existentes serão discutidos à luz de autores nacionais e estrangeiros que trazem contribuições epistemológicas, pedagógicas e filosóficas sobre TDIC e, num segundo momento, à discussão em torno da aprendizagem e do ensino com TDIC sob suas formas digitais e as ferramentas que lhes dão suporte. Preconizamos, por fim, uma Teoria Crítica da Tecnologia, conforme Feenberg, na direção de abordagens também críticas, tanto nas pesquisas quanto no planejamento e utilização das TDIC na educação. A superação dos determinismos tecnológicos, bem como das visões instrumentalista e substancialista relativas às tecnologias digitais se colocam como elementos imperiosos na propulsão de práticas didático-pedagógicas inovadoras e dos ideários democráticos e humanistas.

Biografia do Autor

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá

Professora Assistente do Programa de pos-graduçao em Educação/ UNESA

Diego Ferreira, Université de Lille

Professor substituto na Universidade de Lille, França, no Departamento de Ciências da Educação. Pós-doutor em educação pela USP. Doutor e mestre em educação pela UFF.

Patricia Maneschy, IFRJ

Professora adjunta do Programa de Pos-graduação em Ensino de Ciências / IFRJ

Referências

BALL, S. Aprendizagem ao longo da vida, subjetividade e a sociedade

totalmente pedagogizada. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 144-155,

maio/ago. 2013. Disponível em:

<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12886/9446>.

Acesso em: 15 jan. 2020.

BROUSSEAU, G. Ingénierie didactique. D’un problème à l’étude à

priori d’une situation didactique. In : Deuxième école d’été de

didactique des mathématiques. Paris : Olivet, 1982.

BRUNER, J.S. Le développement de l’enfant : savoir faire, savoir dire.

Paris : PUF, 1983.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHOUINARD, J. Permettre aux élèves de l’adaptation scolaire de

s’approprier les nouvelles technologies de l’information et de la

communication. Montréal : Cemis, 1998.

CLARK, R. Media will never influence learning. ETR&D, vol. 42, n. 2, p.

-29, 1994. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/30218684>. Acesso

em: 09 fev. 2020.

COUTINHO, C. P. A influência das teorias cognitivas na investigação em

Tecnologia Educativa: pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas

e resultados. Rev. Port. Educ., Minho, vol. 21, n. 1, p. 101-127, 2008.

Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13921/10509>

Acesso em: 13 jan. 2020.

DALLE, P. TIC pour l’intégration des sourds par la langue des signes.

Terminal, Paris, n. 116, p. 1-15, 2015. Disponível em:

journals.openedition.org/terminal/613>. Acesso em: 15 mar. 2020.

FEENBERG, A. O que é a filosofia da tecnologia? Conferência pronunciada

para os estudantes universitários de Komaba, jun. 2003. Disponível em:

<http://www.sfu.ca/~andrewf/oquee.htm>. Acesso em: 02 fev. de 2020.

______________. Replies to critics. In: VEAK, T. J. (Ed.). Democratizing

technology: Andrew Feenberg’s critical theory of technology. Albany: State

University of New York Press, 2006, p. 175-210.

________________. Simondon e o construtivismo: uma contribuição recursiva

à teoria da concretização, Scientiæ Studia, 13(2), p. 263-281, 2015.

Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-31662015000200002>. Acesso

em: 05 mar. 2020.

________________. Between reason and experience: essays in technology and

modernity. Cambridge: MIT Press, 2010.

FERREIRA, G. M. S.; FREITAS, R. C.; MOREIRA, L. C. P. Inovação, TIC e

docência: práticas e concepções de professores em uma IES privada. Rev.

Inter. Educ. Sup. Campinas, v. 4, n. 1, p. 25-51, jan./abr. 2018.

Disponível em: <https://doi.org/10.22348/riesup.v4i1.8650880>. Acesso em :

jan. 2020.

FLUCKIGER, C. Innovations numériques et innovations pédagogiques à

l’école. Recherches, n. 66, p. 119-134, set. 2017. Disponível em:

<http://www.revue-recherches.fr/wp-content/uploads/2019/05/119-134_R66_Fluckiger.pdf>.

Acesso em: 13 jan. 2020.

_______________. Une approche didactique de l’informatique scolaire.

Rennes : Presses Universitaire de Rennes, 2019.

FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. Didática Multidimensional: por uma

sistematização conceitual. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 135, p. 539-53,

jun. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016136048>.

Acesso em: 18 dez. 2019.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo

controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n.

, p. 1085-1114, dec. 2014. Disponível em:

<http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014143817>. Acesso em: 29 jun. 2019.

____________. Tecnicismo: ele está de volta. Avaliação educacional, Blog

do Freitas, Campinas, 20 ago. 2016. Disponível em:

<https://avaliacaoeducacional.com/2016/08/26/tecnicismo-ele-esta-de-volta/>.

Acesso em: 20 nov. 2019.

GIROUX, P.; COULOMBE, S.; CODY, N.; GAUDREAULT, S. L’utilisation de

tablettes numériques dans des classes de troisième secondaire :

Retombées, difficultés, exigences et besoins de formation émergents.

Revue Sticef, Le Mans, v. 20, 2013. Disponível em:

<http://sticef.univ-lemans.fr/num/vol2013/07-giroux-cren/sticef_2013_NS_giroux_07.htm>.

Acesso em: 10 mar. 2020.

GUILBAULT, M.; VIAU-GUAY, A. La classe inversée comme approche

pédagogique en enseignement supérieur : état des connaissances

scientifiques et recommandations, Ripes, Sherbrooke, v.33, n.1, 2017.

Disponível em: <http://ripes.revues.org/1193>. Acesso em: 10 mar. 2020.

HAMON, D.; VILLEMONTEIX, F. Le rapport des élèves et des enseignants aux

tablettes numériques à l’école primaire : vers une évolution de la

forme scolaire ? Distances et médiations des savoirs, Chasseneuil du

Poitou, n. 11, 2015. Disponível em: .

Acesso em: 20 jan. 2020.

JOUET, J. Retour critique sur la sociologie des usages. Réseaux – Com.

Tech. Sté. Paris, v. 18, n. 100, p. 487-521, 2000. Disponível em:

<https://doi.org/10.3406/reso.2000.2235>. Acesso em: 17 mai. 2020.

KNOERR, H. TIC et motivation en apprentissage/enseignement des langues. Une

perspective canadienne, Cahiers de l’APLIUT, v. 24, n. 2, p.53-73, 2005.

Disponível em: <http://journals.openedition.org/apliut/2889>. Acesso: 15

fev. 2020.

KUENZER, A. Z., MACHADO, L. R. de S. A pedagogia tecnicista. ln: MELO, G.

(org.). Escola Nova; tecnicismo na educação compensatória. São Paulo:

Loyola, 1986.

LOPES, W. E. Soares . Andrew Feenberg e a bidimensionalidade da tecnologia.

Rev. Filos. Aurora, Curitiba, v. 27, n. 40, p. 111-142, jan./abr. 2015.

Disponível em:

<https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/550>. Acesso em:

nov. 2018.

MARCELO, C.; RIJO, D. Aprendizaje autorregulado de estudiantes

universitarios: Los usos de las tecnologías digitales. RECIE, v. 3, n. 1,

p. 62-81, dec. 2019. Disponível em:

<https://revistas.isfodosu.edu.do/index.php/recie/article/view/141/143>.

Acesso em: 19 dez. 2019.

MILHANO, Â. S. N.. A emergência da teoria crítica da tecnologia de Andrew

Feenberg – por uma concepção democrática da Tecnologia. 2010. 78 f.

Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Faculdade

de Letras da Universidade do Porto, Portugal. Disponível em:

aberto.up.pt/bitstream/10216/55873/2/tesemesangelomilhano000127203.pdf>.

Acesso em: 06 out. 2019.

MANSOURI, M. Le jeu vidéo didactique ou serious game : processus de

conception, ingénierie didactique et game design. 2019. 314 f. Tese

(Sciences de l’éducation) - École doctorale “sociétés, humanités,

arts et lettres” - Université Côte d’Azur, France. Disponível em:

<https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-02498565/document>. Acesso em: 16 abr.

MOROZOV, E. To Save Everything, Click Here: The Folly of Technological

Solutionism. New York: PublicAffairs, 2013.

PELGRUM, W. J.; LAW, N. ICT in education around the world: trends, problems

and prospects. Fundamentals of educational planning, n. 77, Paris: UNESCO,

‎2003.

POUTS-LAJUS, S. Une question impossible, à propos de l'efficacité des TIC.

Revue interacadémique Ac-TICE, Nancy, v. 17, n. 1, 2001.

ROSADO, L. A. da S.; FERREIRA, G. M. S.; CARVALHO, J. de S. Educação e

tecnologia na literatura acadêmica on-line em português. In: FERREIRA, G.

M. S.; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. (Org.) Educação e tecnologia:

abordagens críticas. Rio de Janeiro: Editora UNESA, 2017, p. 208-254.

Disponível em:

<https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf>. Acesso em:

jan. 2020.

RUSSEL, T. L. The no significant difference phenomenon as reported in 355

research reports, summaries and papers. Raleigh: North Carolina State

University, 1999.

SALATINO, A. T.; BUENO, B. O. Entre mundos juvenis: o papel das tecnologias

na escolarização de alunos das classes populares. ETD – Educ. Tem. Dig.,

Campinas, v. 17, n. 3, p. 576-595, set./dez. 2015. Disponível

em:

<http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637511>.

Acesso em: 14 fev. 2020.

SANTOS, S.R.M.; FERREIRA, D. As tecnologias digitais de informação e

comunicação e a didática multidimensional: por uma ressignificação

necessária. Educ. Cult. Contemp., Rio de Janeiro, v. 17, n. 47, p. 12-31,

jan./mar. 2020. Disponível em:

<http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/7286/47966541>.

Acesso em: 22 fev. 2020.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara,

onze teses sobre educação e política. Campinas, SP: Autores Associados,

SELWYN, N. O uso das TIC na educação e a promoção de inclusão social:

uma perspectiva crítica do Reino Unido. Educ. Soc., Campinas , v. 29, n.

, p. 815-850, out. 2008. Disponível em:

<http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000300009>. Acesso em: 20 dec. 2020

____________. Dez sugestões para melhorar a investigação académica em

educação e tecnologia. Educ. Form. & Tec., v. 9, n. 2, p. 3-9, dez. 2016.

Disponível em: <https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/581>.

Acesso em: 28 nov. 2019.

___________. Educação e tecnologia: questões críticas. FERREIRA,

Giselle. M. S. (trad.). In: FERREIRA, G. M. S.; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO,

J. S. (Orgs.) Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro:

Editora UNESA, 2017, p. 85-103. Disponível em:

<https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf>. Acesso em:

set. 2019.

SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth. Educ. res.,

Washington, vol. 15, n. 2 , p. 4-14, feb. 1986. Disponível em:

<https://www.jstor.org/stable/i250140>. Acesso em: 11 jan. 2020.

SCHUHMACHER, V. R. N.; ALVES FILHO, J. de P.; SCHUHMACHER, E. As barreiras

da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação.

Cienc. Educ., Bauru, v. 23, n. 3, p. 563-576, jul. 2017. Disponível em:

<https://doi.org/10.1590/1516-731320170030002>. Acesso em: 22 jun. 2020.

SOARES-LEITE, W. S.; NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. A inclusão das TICs na

educação brasileira: problemas e desafios. Magis, Rev. Intern.

Investig. Educ., v. 5, n. 10, p. 173-187, jul./dec. 2012. Disponível em:

<https://www.redalyc.org/pdf/2810/281024896010.pdf>. Acesso em: 15 fev.

UNIVERSITÉ DE MONTPELIER. Approches pour créer des Serious games – MOOC.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=q1X0Br6Bm-g> Acesso em 16

jun. 2020.

VILLEMONTEIX, F. BÉZIAT, J. Le TNI à l’école primaire : entre

contraintes et engagement, Revue Sticef, v. 20, p. 327-360, 2013.

Disponível em: <https://doi.org/10.3406/stice.2013.1071>. Acesso em 20 fev.

VILLEMONTEIX, F.; KHANEBOUBI, M. Étude exploratoire sur l’utilisation

d’iPads en milieu scolaire : entre séduction ergonomique et nécessités

pédagogiques. Revue Sticef, v. 20, p. 445-464, 2013. Disponível em:

<https://doi.org/10.3406/stice.2013.1078>. Acesso em 20 fev. 2020.

ZASLAVSKY, A. Ação pedagógica, ação comunicativa e didática.

Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 22, n. 1, p. 69-81, jan.-abr.

Disponível em: <https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n1.05>. Acesso

em: 12 ago. 2019.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Santos, S. R. M. dos, Ferreira, D., & Maneschy, P. (2020). Concepções críticas sobre tecnologias digitais de informação e comunicação e processos de ensinar e aprender: contribuições possíveis para as práticas pedagógicas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(32), 735–763. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4786