Imagética Africana Reivindica decolonialidade
Visualizações: 111DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.4789Palavras-chave:
Arte afro-brasileira. Cultura. Educação. Negro. Prática social. Diversidade.Resumo
O artigo, fruto de projeto de extensão “O reconhecimento da cultura e imagética africana pela sociedade brasileira” desenvolvido no IF Sudeste MG/Campus Muriaé buscou ser iniciativa de desvelamento das razões pelas quais a arte africana foi estigmatizada através do tempo e sua imagética ainda hoje é motivo de estranhamento no país. A palavra-chave DIVERSIDADE presente na cultura africana inter-relacionando-se à ideia de Boaventura Santos sobre as colonialidades do poder, do saber e do ser, apontou a decolonolização do saber como ruptura a esta lógica de mundo. Embasado em autores referenciais verificou a urgência de mudança nas posturas políticos-educacionais no intuito de criar uma cultura promotora de meios que viabilize a devida fruição artística africana dentro de padrões que lhes sejam correspondentes já que a atual epistemologia protecionista dos interesses ocidentais e etnocêntrica tende a manter seu estigma de primitiva. A partir do roteiro traçado no projeto foi possível vivenciar o cenário encontrado na realidade do ensino superior e médio em pequena amostra da região de Minas Gerais representada pela cidade de Muriaé verificando de modo teórico-prático a incipiente noção da temática e oportunizando desmitificações de estereótipos.
Referências
Agência O Globo, Homem é morto com 80 tiros por militares do exército, Diário da Amazônia, 2019. Disponível em: <https://www.diariodaamazonia.com.br/homem-e-morto-com-80-tiros-por-militares-do-exercito/>. Acesso em: 10 fev. 2020.
ARBOLEYA, Valdiney José, Arte Africana ou Artes Africanas? In: Revista África e Africanidades- Ano I – n.3 – Nov 2008 – ISSN 1983-2354 –
http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/Arte_africana_ou_Artes_Africanas.pdf
PRIZE, PIPA PRÊMIO. A Janela Para A Arte Contemporânea Brasileira. Paulo Nazareth. ANO 10, 2016. Disponível em: <https://www.premiopipa.com/pag/paulo-nazareth/> Acesso em: 12 dez. 2019.
As part of “Projeto Brasil”, Frankfurter Kunstverein presentes Paulo Nazareth. Aqui é Arte. Huma3, 2016. Disponível em: https://www.huma3.com/event/as-part-of-projeto-brasil-frankfurter-kunstverein-presents-paulo-nazareth-aqui-e-arte/. Acesso em: 12 dez. 2019.
BELÉM, Elisa. Afinal, Como A Crítica Decolonial Pode Servir As Artes Da Cena. ILINX- Revista do Lume. n 10, 2016.
BENJAMIM, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1996
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas – Estratégias para entrar e sair da Modernidade. São Paulo: EDUSP, 2011.
DAGEN, P. Romualdo Hazoumé, Évora África – África Art and Music, 2015. Disponível em: <http://evorafrica.pt/pt-pt/romuald-hazoume/>. Acesso em: 15 dez. 2019.
DAVIES, P. J. E. et al. A Nova História da Arte de Janson - A tradição Ocidental. 9ª ed. Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian, 2010.
DIFIMERE. Jesus Madriñán, Mil Noches Y uma Noche Centre Del Carme Valencia/ El Tiempo Revelado. Centro de Arte Alcobendas PhotoEspaña,.http://www.jesusmadrinan.com/bio/>. Acesso em: 14 dez. 2019.
El País, Exército detém dez militares ligados a assassinato de músico no Rio. Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/08/album/1554753827_496771.html.> Acesso em: 10 fev. 2020.
ESCOBAR, T. El Mito Del Arte El Mito Del Pueblo – Cuestiones Sobre Arte Popular. Santiago: Metales Pesados, 2008
FARTHING, S. Tudo Sobre Arte: Os Movimentos e as Obras Mais Importantes de Todos os Tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.
FREIRE, P. Educação como prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967
G1 Rio e Tv Globo, Homem morre após ser baleado em ação do exército na zona Oeste do Rio. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/04/07/homem-morre-apos-carro-ser-atingido-em-acao-do-exercito-na-zona-oeste-do-rio.ghtml>. Acesso em: 10 fev. 2020.
HUBERMAN, D. Sobrevivência dos Vagalumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
MESQUITA, A. L. Insurgências Poéticas- Arte Artivista e Ação Coletiva (1990-2000). Dissertação de Mestrado. Faculdade de Filososfia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo: p. 429, 2008.
MIGNOLO, W.D. Aiesthesis Decolonial. Calle14: v. 4, n. 4, Jan/Jun 2010.
PASOLINI, P.P. [1973] Acculturazione e acculturazione. Scritti corsari. Milano: Garzanti, 1981.
SODRÉ, M. Pensar Nagô. Petrópolis, Editora Vozes, 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.