Relações entre saúde mental e a realização do curso de graduação: pontos de vista de graduandos de uma universidade estadual paulista

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4793

Palavras-chave:

Saúde mental, Ensino Superior, Vivência universitária, Ensino-e-aprendizagem, Permanência estudantil.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo geral verificar junto aos estudantes de Graduação em Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Filosofia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Relações Internacionais e Terapia Ocupacional de um campus de uma Universidade estadual paulista se, do ponto de vista desse segmento, foram registradas ocorrências de problemas de saúde mental, em decorrência, direta ou indireta, da vivência cotidiana do ambiente acadêmico e da realização de atividades acadêmicas atinentes a esses cursos. A maioria dos participantes da pesquisa afirmou que teve problemas de saúde mental e informou que teve conhecimento de ocorrência de problemas análogos com outros estudantes de Graduação desse campus. A percepção de parte significativa dos pesquisados é de que há nexos entre a realização da Graduação e a ocorrência de problemas de saúde mental entre o público em tela. Esperase que os resultados contribuam para atividades teórico-práticas, especialmente de instituições e de profissionais da Educação e da Saúde.

Biografia do Autor

Cláudio Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília. Professor substituto vinculado ao Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas/Unesp.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Silva, C. R. da. (2023). Relações entre saúde mental e a realização do curso de graduação: pontos de vista de graduandos de uma universidade estadual paulista. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4793

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