Vulnerabilidades à saúde de adolescentes na percepção de professores do ensino fundamental, de contagem, Minas Gerais

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Autores

  • Rodrigo Henrique Alves UFMG

Palavras-chave:

Adolescente. Vulnerabilidade. Professor. Saúde na Escola

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as percepções de professores do ensino fundamental sobre as situações de vulnerabilidade à saúde do adolescente escolar de Contagem, MG. Participaram do estudo 54 professores que responderam a um questionário sobre as vulnerabilidades e as ações desenvolvidas na escola relacionadas à adolescência. Os dados foram analisados segundo os pressupostos de Bardin para análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que exposição/utilização de drogas, hábitos alimentares inadequados, dificuldades no acesso em saúde, sexo precoce e sem proteção figuraram como as principais situações de vulnerabilidades na percepção dos professores investigados. Os relatos apontaram que essas vulnerabilidades são abordadas nas escolas com ações pontuais e informativas. Concluiu-se que as ações públicas de proteção e atenção à saúde do adolescente escolar precisam ser intensificadas através do Programa Saúde na Escola e de parecerias com outros setores públicos, bem como pela capacitação dos professores.

 

 

 

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Publicado

18-08-2014

Como Citar

Alves, R. H. (2014). Vulnerabilidades à saúde de adolescentes na percepção de professores do ensino fundamental, de contagem, Minas Gerais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(14), 250–276. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/480