A formação do professor do curso de direito da universidade estadual de Mato Grosso do Sul/Paranaíba e a análise do seu conhecimento docente
Visualizações: 595Palavras-chave:
Ensino Superior, Curso de Direito, Saberes Docentes, Formação Pedagógica.Resumo
O ensino universitário e o ensino do Direito têm suscitado inúmeras discussões na esfera educacional brasileira, sobretudo no que tange à formação docente. Pensar na formação do professor universitário, e do professor do curso de Direito, requer a conscientização de que, nem toda graduação habilita o profissional a ensinar, principalmente em referência aos cursos de bacharelado, nos quais o ensino é voltado para os conhecimentos técnicos da profissão. Neste sentido, ao bacharel em Direito, que tome a docência como profissão, surge a necessidade da aquisição de conhecimentos específicos, que o capacite pedagogicamente para a profissão e suas especificidades. Assim sendo, a presente dissertação de mestrado, amparada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na linha de pesquisa “teorias e práticas educacionais”, tem por objetivo central investigar a formação e a prática do professor do curso de Direito e analisar como se deu a construção da sua prática pedagógica. O estudo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que permitirá ao pesquisador o contato direto com os sujeitos da pesquisa. Dentro desta perspectiva optou-se pela abordagem da História de Vida, na técnica das narrativas autobiográficas, pautadas nos escritos de Nóvoa (2007), Nóvoa e Finger (2010), Souza (2006), Josso (2004), Prado e Soligo (2011). Como referencial teórico utilizamos os estudos de Pimenta e Anastasiou (2011), Pimenta (2009), Masetto (2009b), Vasconcelos (1996, 2009), Soares e Cunha (2010), Behrens (2009), Tardif (2008), Pimentel (1993), Gatti (2004), Almeida (2012), Ribeiro Junior (2003), Ventura (2004), Martínez (2002), entre outros estudiosos do assunto que surgiram durante a elaboração da pesquisa. O lugar da pesquisa foi a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba que, dentre outros cursos, abriga o curso de Direito, e os sujeitos da pesquisa são os professores que exercem a atividade docente na área jurídica nessa Instituição. Como instrumentos de coleta dos dados foram utilizados os questionários e narrativas escritas roteirizadas, por meio dos quais os participantes forneceram as informações sobre sua formação e desenvolvimento profissional, os quais foram analisados no transcorrer da pesquisa. A análise dos dados coletados permitiu o entendimento das trajetórias formativas dos docentes narradores. Os resultados das efetivas análises de dados evidenciam que cada interlocutor do estudo percorreu sua trajetória formativa individualmente, porém possuindo desafios e superações parecidos, ao ingressar no magistério superior jurídico, preocupando-se, contudo, em desenvolver sua profissionalidade docente na busca por suplantar as deficiências em saberes específicos acerca da docência, originários da formação inicial em Direito. Assim, a conscientização, salvo algumas exceções, por formação e preparo específico e pedagógico para a prática profissional do magistério superior é crescente dentre os sujeitos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.