O memorial como componente pedagógico na formação docente em educação física: uma experiência no PIBID

Visualizações: 456

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4844

Palavras-chave:

Memorial, Formação Docente, Educação Física, PIBID.

Resumo

O estudo foi desenvolvido através de orientações realizadas como Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus XII. As ações do subprojeto são fundamentadas pela concepção da Pedagogia Histórico-Crítica. Assim, fomentar a capacidade crítica é essencial na perspectiva de interpretar e explorar diferentes ângulos e assumir posição diante dos estudantes e das práticas corporais que perpassam na sociedade: a concepção histórica das práticas corporais, a ação dessas práticas acerca da qualidade de vida, os princípios que a mídia vincula às diferentes práticas corporais necessitam se debatidos durante as aulas. O objetivo deste trabalho é relatar como o memorial de formação foi um elemento substancial na formação docente dos bolsistas de iniciação à docência vinculados ao programa. Desta forma, a contribuição efetiva do memorial na formação docentes dos sujeitos envolvidos pôde revelar que a formação docente, é definida pela convergência de diferentes culturas e, a partir disso, procura potencializar as vozes dos estudantes, valorizando a experiência cultural desses sujeitos em processo de formação, a fim de legitimar no currículo as práticas corporais dos diversos grupos sociais.

Biografia do Autor

Marlon Messias Santana Cruz, Universidade do Estado da Bahia

Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII


Referências

Referências

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.

BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, dez. 1996.

COSTA, E. S. A importância da reflexão na formação de professores. 2010, 37f. Trabalho de Conclusão de Curso– Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a11v31n3. Acesso em: 18-03-2020.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra S/A, 1991.

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREITAS, H. C. L. O trabalho como principio articulador na prática de ensino e nos estágios. Campina, SP : Papiros, 1996.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciência da Educação, Portugal, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.

NEIRA, M. G. Educação Física (Coleção A Reflexão e a Prática no Ensino). v. 8. São Paulo: Blucher, 2011.

NÓVOA, A. A formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 15-34.

PASSEGGI, M. da C. Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. IN: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyane Mabel Nobre (Org.). Memória, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal,RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

PIMENTA, S. G. A formação de Professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação de São Paulo. V. 22, n.2. p. 72-89 jul/dez, 1996.

________. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In:

________. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SACRISTÁN, J. G. O currículo uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, D. Filosofia da Educação: crise da modernidade e o futuro da filosofia da práxis. In: FREITAS, Marcos C. Cezar de (org.). A reinvenção do futuro. São Paulo, Cortez, Bragança Paulista, São Paulo, USF-IFAN, 1996, p. 167-185.

TONET, I. Democracia ou Liberdade? Maceió, EDUFAL, 1997.

Downloads

Publicado

18-06-2021

Como Citar

Cruz, M. M. S. (2021). O memorial como componente pedagógico na formação docente em educação física: uma experiência no PIBID. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 822–843. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4844