O memorial como componente pedagógico na formação docente em educação física: uma experiência no PIBID

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4844

Palavras-chave:

Memorial, Formação Docente, Educação Física, PIBID.

Resumo

O estudo foi desenvolvido através de orientações realizadas como Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus XII. As ações do subprojeto são fundamentadas pela concepção da Pedagogia Histórico-Crítica. Assim, fomentar a capacidade crítica é essencial na perspectiva de interpretar e explorar diferentes ângulos e assumir posição diante dos estudantes e das práticas corporais que perpassam na sociedade: a concepção histórica das práticas corporais, a ação dessas práticas acerca da qualidade de vida, os princípios que a mídia vincula às diferentes práticas corporais necessitam se debatidos durante as aulas. O objetivo deste trabalho é relatar como o memorial de formação foi um elemento substancial na formação docente dos bolsistas de iniciação à docência vinculados ao programa. Desta forma, a contribuição efetiva do memorial na formação docentes dos sujeitos envolvidos pôde revelar que a formação docente, é definida pela convergência de diferentes culturas e, a partir disso, procura potencializar as vozes dos estudantes, valorizando a experiência cultural desses sujeitos em processo de formação, a fim de legitimar no currículo as práticas corporais dos diversos grupos sociais.

Biografia do Autor

Marlon Messias Santana Cruz, Universidade do Estado da Bahia

Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII


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Publicado

18-06-2021

Como Citar

Cruz, M. M. S. (2021). O memorial como componente pedagógico na formação docente em educação física: uma experiência no PIBID. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 822–843. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4844