A formação em um curso de pedagogia a distância

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Autores

  • Michele Reiko Miagusko de Oliveira

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Formação de Professores, Educação a Distância.

Resumo

A presente pesquisa tem por objeto a formação de professores para a inclusão escolar na
modalidade a distância. O objetivo principal é analisar o trabalho didático desenvolvido
em um curso de Pedagogia oferecido por meio da Educação a Distância - EaD. O estudo
documental percorre os documentos legais que sustentam a trajetória do movimento de
inclusão a partir da década de 1990 e da EaD, com o objetivo de identificar a
configuração da formação docente nesses referenciais. Os instrumentos do trabalho
didático, disponibilizados para a formação docente do curso pesquisado, são elementos
de mediação que juntamente com o contexto onde se desenvolve e a relação educativa
que se constitui entre os sujeitos envolvidos, fornecem subsídios para que a pesquisa se
debruce na categoria Organização do Trabalho Didático, visando investigar o processo
de formação acadêmica específica na perspectiva da inclusão escolar. A pesquisa
evidencia as nuances do processo de inclusão que envolve não apenas a população-alvo
da Educação Especial que adentra a classe comum, mas, a concepção de formação
voltada para o profissional da educação que atuará nessa classe. Delineando, dentro de
uma política voltada para a inclusão escolar, um perfil docente de polivalência
contextualizado na proximidade dos moldes comenianos, à medida que se estabelece a
necessidade de se encontrar uma nova didática.

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Publicado

02-05-2014

Como Citar

de Oliveira, M. R. M. (2014). A formação em um curso de pedagogia a distância. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 248. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/485

Edição

Seção

Dissertações Defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação (UEMS/Paranaíba)