A formação em um curso de pedagogia a distância
Visualizações: 465Palavras-chave:
Inclusão Escolar, Formação de Professores, Educação a Distância.Resumo
A presente pesquisa tem por objeto a formação de professores para a inclusão escolar na
modalidade a distância. O objetivo principal é analisar o trabalho didático desenvolvido
em um curso de Pedagogia oferecido por meio da Educação a Distância - EaD. O estudo
documental percorre os documentos legais que sustentam a trajetória do movimento de
inclusão a partir da década de 1990 e da EaD, com o objetivo de identificar a
configuração da formação docente nesses referenciais. Os instrumentos do trabalho
didático, disponibilizados para a formação docente do curso pesquisado, são elementos
de mediação que juntamente com o contexto onde se desenvolve e a relação educativa
que se constitui entre os sujeitos envolvidos, fornecem subsídios para que a pesquisa se
debruce na categoria Organização do Trabalho Didático, visando investigar o processo
de formação acadêmica específica na perspectiva da inclusão escolar. A pesquisa
evidencia as nuances do processo de inclusão que envolve não apenas a população-alvo
da Educação Especial que adentra a classe comum, mas, a concepção de formação
voltada para o profissional da educação que atuará nessa classe. Delineando, dentro de
uma política voltada para a inclusão escolar, um perfil docente de polivalência
contextualizado na proximidade dos moldes comenianos, à medida que se estabelece a
necessidade de se encontrar uma nova didática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.