A FÁBRICA DA EDUCAÇÃO: DA ESPECIALIZAÇÃO TAYLORISTA À FLEXIBILIZAÇÃO TOYOTISTA
Visualizações: 484DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4853Palavras-chave:
Mercado de trabalho, Formação profissional, Qualificação profissionalResumo
Resenha de livro que trata da necessidade de adaptação da força de trabalho frente às mudanças no modo de produção capitalista e suas consequências no processo de formação e na vida dos trabalhadores. Além disso, apresenta os aspectos ideológicos que marcaram as mudanças no mundo do trabalho ao longo do século 20.
O livro também apresenta os mecanismos adotados no chão da fábrica e no processo de formação dos trabalhadores para produzir uma força de trabalhdo adaptada às exigencias de cada momento da produção.
Referências
ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A Fábrica da Educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez Editora, 2017. (Coleção questões da nossa época; v. 58). 117 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.