Entre práticas e representações: o livro didático de História na percepção dos estudantes da Educação Básica a partir do Projeto Pibid
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4855Palavras-chave:
Ensino de História. Livro Didático. Ensino Fundamental. Pibid.Resumo
O artigo apresenta uma análise desenvolvida a partir do projeto Pibid/Fahist, acerca do livro didático de História, para compreender como esse objeto é representado pelos estudantes da Educação Básica. Para tanto, foi aplicado um questionário a 126 alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, contendo um conjunto de perguntas sobre produção, avaliação, seleção, conteúdos mais significativos e dimensões consideradas positivas e negativas do livro. Os resultados mostram que os alunos representam o livro didático por meio de alguns poucos conteúdos que são lembrados como histórias de países distantes, com pouco espaço para a História do Brasil e que não conhecem como aquele material é selecionado para sua escola. No entanto, reconhecem que o livro didático passa por um processo avaliativo e que é confiável e importante para a aprendizagem.
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