Entre práticas e representações: o livro didático de História na percepção dos estudantes da Educação Básica a partir do Projeto Pibid
Visualizações: 615DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4855Palavras-chave:
Ensino de História. Livro Didático. Ensino Fundamental. Pibid.Resumo
O artigo apresenta uma análise desenvolvida a partir do projeto Pibid/Fahist, acerca do livro didático de História, para compreender como esse objeto é representado pelos estudantes da Educação Básica. Para tanto, foi aplicado um questionário a 126 alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, contendo um conjunto de perguntas sobre produção, avaliação, seleção, conteúdos mais significativos e dimensões consideradas positivas e negativas do livro. Os resultados mostram que os alunos representam o livro didático por meio de alguns poucos conteúdos que são lembrados como histórias de países distantes, com pouco espaço para a História do Brasil e que não conhecem como aquele material é selecionado para sua escola. No entanto, reconhecem que o livro didático passa por um processo avaliativo e que é confiável e importante para a aprendizagem.
Referências
CAIMI, Flávia Eloisa. Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes. Revista História Hoje, v. 7, n. 14, p. 21–40, 2018.
_____. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos. In: Helenice Aparecida Bastos Rocha; Luís Reznik; Marcelo de Souza Magalhães. (Org.). Livros Didáticos De História - entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras, Dourados, MS, v. 13, n. 24, p. 15–29, jul./dez. 2011.
COELHO, Mauro Cezar e BICHARA, Taissa. Ensino de história: uma incursão pelo campo. In MONTEIRO, Ana Maria e RAJELO, Adriana (org.). Cartografias da pesquisa em Ensino de História. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019.
COELHO, Mauro Cezar e COELHO, Wilma de Nazaré Baía. As licenciaturas em História e a lei 10.639/03 – percursos de Formação para o trato com a diferença? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e192224, 2018.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produções em teses, dissertações e artigos. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 97–22, maio/jun. 2018.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía, MÜLLER, Tania Mara Pedroso e SILVA, Carlos Ademir Farias. Formação de professores, livro didático e escola básica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. (Coleção Formação de professores & relações étnico-raciais).
FERREIRA, Marieta de Moraes. O ensino de História, a formação de professores e a Pós-Graduação. Anos 90, Porto Alegre, v. 23, n. 44, p. 21–49, dez, 2016.
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Desafios do ensino de História. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, p. 79–93, 2008.
FONSECA, Selva. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2012.
GERMINARI, Geyso D. e MOURA, Anderson Fagundes de. Livro didático de história, entre conteúdos e epistemologia. Educação Unisinos, Rio Grande do Sul, v. 21, n. 1, p. 102–110, jan./abr. 2017.
MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, São Paulo: Anpuh, v. 24, n. 48, p. 123–144, 2004.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O mundo da informação e os novos espaços para o ensino de história. In: OLIVEIRA, Margarida Dias de; CAINELLI, Marlene Rosa;
OLIVEIRA, Almir Felix Batista de. Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: Ed. UFRN, 2008.
OLIVEIRA, Margarida Dias de; FREITAS, Itamar. Desafios da formação inicial para a docência em história. Revista História Hoje, v. 2, n. 3, p. 131–147, 2013.
PACHECO, Ricardo de Aguiar e ROCHA, Helenice. Quando o ensino de História vira tema de pesquisa: o ensino de História na Pós-Graduação em História. Anos 90, Porto Alegre, v. 23, n. 44, p. 51–83, dez, 2016.
PEREIRA, Júnia Sales. Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária? Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-Lei nº 10.639. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, p. 21–43, jun./2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.