Entre práticas e representações: o livro didático de História na percepção dos estudantes da Educação Básica a partir do Projeto Pibid

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4855

Palavras-chave:

Ensino de História. Livro Didático. Ensino Fundamental. Pibid.

Resumo

O artigo apresenta uma análise desenvolvida a partir do projeto Pibid/Fahist, acerca do livro didático de História, para compreender como esse objeto é representado pelos estudantes da Educação Básica. Para tanto, foi aplicado um questionário a 126 alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, contendo um conjunto de perguntas sobre produção, avaliação, seleção, conteúdos mais significativos e dimensões consideradas positivas e negativas do livro. Os resultados mostram que os alunos representam o livro didático por meio de alguns poucos conteúdos que são lembrados como histórias de países distantes, com pouco espaço para a História do Brasil e que não conhecem como aquele material é selecionado para sua escola. No entanto, reconhecem que o livro didático passa por um processo avaliativo e que é confiável e importante para a aprendizagem.

Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (unifesspa)

Diretor da Associação Brasileira de História Oral - Regional Norte (Biênio 2018/2020). 
Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, Mestre e Doutor pela Linha de Pesquisa Cultura e Memória do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Doutoral (PDSE/Capes) pela Universidad General San Martin em Buenos Aires, Argentina. É autor de livros didáticos e acadêmicos entre eles "Pernambuco de Muitas Histórias: História do Estado de Pernambuco" (Moderna, 2012), "Ditadura militar no Brasil: entre práticas e representações" pelas editoras FGV e EdUFPE (2017) e "História: demandas e desafios do tempo presente - produção acadêmica, ensino de história e formação docente" (EdUFPE e EdUFMA, 2018). Coordena o laboratório e grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - CNPq/Unifesspa), atua principalmente nos seguintes temas: Teoria; Ditadura Militar; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. É Diretor de Pós-Graduação da Unifesspa e também é membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica - COMFOR, é parecerista de revistas especializadas como a Revista História Hoje (ANPUH-Brasil). É professor do Mestrado Interdisciplinar (PDTSA) e professor e coordenador do PPGHIST/Unifesspa (Mestrado Acadêmico).

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Publicado

18-06-2021

Como Citar

Cavalcanti, E. V. (2021). Entre práticas e representações: o livro didático de História na percepção dos estudantes da Educação Básica a partir do Projeto Pibid. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 360–385. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4855