HIPERPOTENTIA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA: O PODER POLÍTICO DE TRANSFORMAÇÃO DE COMUNIDADES E ESCOLAS QUILOMBOLAS

Visualizações: 444

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4862

Palavras-chave:

Educação. Política. Quilombo.

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a categoria hiperpotentia de Enrique Dussel, em interface com participação e autonomia, como formas de poder político de transformação de comunidades e escolas quilombolas. Tem por base uma pesquisa de campo etnográfica realizada sobre os processos pedagógicos de construção identitária étnico-racial no Quilombo Jambuaçu. Teve como procedimentos metodológicos: entrevistas abertas com 11 moradores que vivem em 5 comunidades do Quilombo Jambuaçu e com 6 professores que trabalham em 5 escolas dessas 5 comunidades de Jambuaçu; observação direta que foi feita em função de aspectos específicos, a partir dos quais foram elaborados roteiros, considerando as anotações registradas em um diário de campo. A análise dos dados consistiu no uso da técnica de categorizações, tendo por referência a Análise de Conteúdo. Neste artigo, o foco são as falas de 3 moradores e 4 professores, cujo principal referencial teórico é Enrique Dussel. Entre os resultados, destaca-se que pelas vozes coletadas em campo, percebe-se a necessidade de uma práxis escolar dialógica com os contextos históricos e socioculturais, comprometida com a própria transformação social, que se configura por meio de posturas críticas e participativas, visando às possibilidades de uma escola autônoma com um discurso pedagógico de caráter político radicalmente democratizador.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

AZANHA, José Mário Pires. Autonomia da escola, um reexame. In: BORGES, Abel S. et al (Org.). A Autonomia e a qualidade do ensino na escola pública. São Paulo: FDE, 1993. (Série Ideias, n. 16).

BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia Escolar. São Paulo: Ática, 1991.

BORDENAVE, Juan E. Diaz. O que é participação. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DUSSEL, Enrique. 20 teses de política. 1ª ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, 2007.

FONSECA, João Pedro da. Projeto pedagógico e autonomia da escola. In: São Paulo (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Fundação de Apoio à Faculdade de Educação. O Ensino Municipal e a Educação Brasileira. São Paulo, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GUTIERREZ, Gustavo Luís; CATANI, Afrânio Mendes. Participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades. In: FERREIRA Naura S. Carapeto (org.). Gestão Democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.

McLAREN. Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

SEVERINO, Antonio Joaquim. O Projeto Político-Pedagógico: A saída para a escola. In: Informativo do projeto avaliação do desempenho escolar. Rio de Janeiro n. 5, set., 1998.

SILVA, Jair Militão da. A autonomia da escola pública: A re-humanização da escola. Campinas: Papirus, 1996.

Downloads

Publicado

24-12-2020

Como Citar

AZEVEDO, A. D. A. M. D., & OLIVEIRA, I. A. D. (2020). HIPERPOTENTIA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA: O PODER POLÍTICO DE TRANSFORMAÇÃO DE COMUNIDADES E ESCOLAS QUILOMBOLAS. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 52–67. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4862