As representações de professores influenciam nas práticas de leitura desenvolvidas na alfabetização com alunos de seis anos?
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Representação. Professor alfabetizador. Ensino de nove anos. Prática. Leitura.Resumo
O presente artigo propõe focalizar representações de professoras alfabetizadoras do primeiro ano do ensino fundamental, pesquisadas em uma escola municipal de União da Vitória – PR, partindo de suas representações como possibilidade de identificação e análise de atitudes, metodologias e práticas que desenvolvem com a leitura e escrita, visando superar dificuldades, em busca de estratégias inovadoras para a alfabetização e letramento, considerando a inclusão dos alunos de seis anos no primeiro ano escolar. Como apoio teórico foram utilizadas as teorizações de Jodelet (2001), Chartier (1991, 2009), Soares (2001), Vygotsky (1998), Cagliari (1999) e Kramer (2003). Nos resultados obtidos, constatou-se algumas limitações e iniciativas diante das práticas de leitura e escrita no ensino de crianças de seis anos.Verifica-se que as alfabetizadoras em suas dúvidas e novas práticas, necessitam de maior interlocução e processos adequados de formação continuada e em serviço, ao enfrentar o trabalho de alfabetização com alunos de seis anos.Palavras-chave: Representação. Professor alfabetizador. Ensino de nove anos. Prática. Leitura.
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