As representações de professores influenciam nas práticas de leitura desenvolvidas na alfabetização com alunos de seis anos?

Visualizações: 622

Autores

  • Rosane Fink Universidade Federal do Paraná
  • Regina Cely de Campos Hagemeyer Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Representação. Professor alfabetizador. Ensino de nove anos. Prática. Leitura.

Resumo

O presente artigo propõe focalizar representações de professoras alfabetizadoras do primeiro ano do ensino fundamental, pesquisadas em uma escola municipal de União da Vitória – PR, partindo de suas representações como possibilidade de identificação e análise de  atitudes, metodologias e práticas que desenvolvem com a leitura e escrita, visando superar dificuldades, em busca de estratégias inovadoras para a alfabetização e letramento, considerando a inclusão dos alunos de seis anos no primeiro ano escolar. Como apoio teórico foram utilizadas as teorizações de Jodelet (2001), Chartier (1991, 2009), Soares (2001), Vygotsky (1998), Cagliari (1999) e Kramer (2003). Nos resultados obtidos, constatou-se algumas limitações e iniciativas diante das práticas de leitura e escrita no ensino de crianças de seis anos.Verifica-se que as alfabetizadoras em suas dúvidas e novas práticas, necessitam de maior interlocução e processos adequados de formação continuada e em serviço, ao enfrentar o trabalho de alfabetização com alunos de seis anos.

Palavras-chave: Representação. Professor alfabetizador. Ensino de nove anos. Prática. Leitura. 

Biografia do Autor

Rosane Fink, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação na linha Cultura, Escola e Ensino da Universidade Federal do Paraná(UFPR). Professora Municipal das Séries Iniciais de União da Vitória - PR. Pedagoga da Rede Estadual do Paraná.

Regina Cely de Campos Hagemeyer, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação na Universidade Federal do Paraná. Professora titular de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação da PUCPR. Cordenadora do Grupo de Pesquisa: Formação docente, currículo e contemporaneidade. NEPEFOR.

Downloads

Publicado

30-04-2014

Como Citar

Fink, R., & Hagemeyer, R. C. de C. (2014). As representações de professores influenciam nas práticas de leitura desenvolvidas na alfabetização com alunos de seis anos?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 47–60. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/487