Reflexos da gestão escolar na prática pedagógica do professor de ensino religioso

Visualizações: 615

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4875

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Práxis, Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado, Projeto político pedagógico

Resumo

Quando relacionada à gestão, a prática pedagógica apresenta-se como uma das formas de materialização do currículo escolar, informando dilemas, contradições, desafios e problemáticas, razão por que se trata de um campo fértil para a construção de novos conhecimentos e de novos saberes. Assim, esta pesquisa qualitativa se utilizou da coleta de dados por meio de grupos focais e teve como objetivo analisar a relação da prática pedagógica com a gestão escolar a partir da inserção dos sujeitos no campo do estágio, no ano de 2018, em escolas de educação básica das redes estadual e municipal, situadas no município de Belém - PA. A discussão com os estudantes-estagiários permitiu-nos inferir que a atividade docente na área do Ensino Religioso poderá contribuir para a construção da práxis pedagógica por meio de múltiplas relações que são estabelecidas na escola e perpassam pelo cotidiano da sala de aula. Assim, foram evidenciados aspectos diretamente relacionados à práxis, uma vez que os interlocutores da pesquisa argumentaram no sentido de que o professor precisa assumir uma postura crítico-reflexiva a respeito da gestão da escola, numa perspectiva dialógica, que possibilite compreender seu rebatimento sobre a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula.

Biografia do Autor

Francisco Willams Campos Lima, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), professor efetivo da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA, líder do grupo de pesquisas e estudos sobre o Ensino Religioso na Amazônia (GEPERA)

Antonio Sousa Alves, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Professor da Uemasul. Técnico em assuntos educacionais da UFMA. Doutor em Educação e líder do Núcleo de Estudos em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia (NEPED)

 

Albiane Oliveira Gomes, Universidade estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Educação. Professora efetiva da Universidade estadual do Maranhão e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade da Educação Básica (GPQe)

Referências

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 28. ed. Campinas: Papirus, 2011.

FLEURI, Reinaldo Matias. Interculturalidade, educação e desafios contemporâneos: diversidade religiosa, decolonialidade e construção da cidadania. In: POZZER, Adecir et al. (Org.). Ensino Religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. p. 35-51.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

MILLWARD, Lynne. J. Grupos Focais. In: BREAKWELL, Glynis M. (Org.) Métodos de pesquisa em psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 280-301.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

18-06-2021

Como Citar

Lima, F. W. C., Alves, A. S., & Gomes, A. O. (2021). Reflexos da gestão escolar na prática pedagógica do professor de ensino religioso. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 386–407. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4875