História e cultura do Povo Bororo em Cuiabá: a formação-ação-intercultural para o reconhecimento da identidade local

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4881

Palavras-chave:

Educação Intercultural. Metodologia. Formação. Lei n.º 11.645/08.

Resumo

A partir dos estudos sobre a história e a cultura do Povo Bororo, o grupo-pesquisador Coeduc foi constituindo o campo de conhecimento necessário para a elaboração de projetos pedagógicos voltados à formação contínua de professores em Cuiabá-MT. Com mais de três anos de atenção à formação de professores de educação infantil, de Educação Física, de Arte e de gestores escolares da rede municipal de educação, o grupo-pesquisador criou uma metodologia voltada à educação intercultural, de forma que durante o desenvolvimento dos cursos se articulam pela pesquisa-ação acadêmicos da graduação e pós-graduação e professores da educação básica. O resultado evidencia a relevância dessa metodologia para a formação, que possibilita o enfrentamento do racismo enraizado no imaginário social e reproduzido nas relações cotidianas da escola tanto em nível das relações afetivo-sociais quanto das hierarquizações dos saberes e práticas educativas presentes na escola.

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Grando, B. S., Chaparro, N. S., & Stroher, J. (2020). História e cultura do Povo Bororo em Cuiabá: a formação-ação-intercultural para o reconhecimento da identidade local. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 245–265. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4881