Quilombo e memória: o projeto Identidade Cultural na escola David Miranda em Santana-AP

Visualizações: 214

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4888

Palavras-chave:

Comunidade São José do Matapi, Quilombo, Identidade cultural, Memória, Amapá

Resumo

O projeto pedagógico intitulado “Identidade Cultural” desenvolvido na Escola Estadual Prof. David Miranda em Santana-AP, bem como o seu impacto para o fortalecimento do diálogo entre escola e a comunidade de remanescentes de quilombola São José do Matapi, no que concerne à identidade da comunidade é o foco desse artigo, que buscou no estudo de caso do tipo etnográfico, aliado à análise documental e entrevista semiestruturada com os atores sociais envolvidos, não só uma reconstituição histórica das atividades pedagógicas no processo de escolarização, mas apresentar os novos e importantes significados atribuídos à identidade quilombola, a partir do referido projeto. Deste modo, o multiculturalismo tornou-se uma base para a reflexão deste trabalho, pois na contemporaneidade diversos conceitos e valores estão sendo ressignificados em busca de novas possibilidades aos ultrapassados meios de compreensão de mundo, e o “outro” assume o protagonismo enquanto ser sociocultural e agente de transformação de sua própria realidade. Assim o projeto “Identidade Cultural” se destacou ao proporcionar ações pedagógicas inovadores de caráter instituintes, tornando-se um contraponto à tradição epistemológica eurocêntrica de produção do conhecimento no processo de escolarização básica, capaz de fortalecendo a história e a memória coletiva desta comunidade em sua luta por reconhecimento na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Silvaney Rubens Alves de Souza, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Especialista em História e Historiografia da Amazônia pela Universidade Federal do Amapá. Professor de História da rede pública estadual de ensino do estado do Amapá. Contato: silvaney.rubens@gmail.com

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais cadastrado no CNPq. Atualmente é professor permanente no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP).Email: elivaldo.pa@hotmail.com

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Professora Associada IV da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) nos cursos de Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e Mestrado em Desenvolvimento Regional (MDR/UNIFAP). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações ÉtnicoRaciais, cadastrado no CNPq. E-mail: eugenia.luz@hotmail.com

Referências

AMAPÁ. Jornal cipó cultural. Informativo das turmas 621 e 622 da Escola Estadual David Miranda. Coordenação e editoração: Terezinha Sales. 1. ed. Santana-AP, novembro de 2007, p. 1-4.

______. Jornal cipó cultural. Informativo produzido pela turma 821 da Escola Estadual David Miranda. Coordenação e editoração: Terezinha Sales. 4ª ed. Santana-AP, dezembro de 2010, p. 1-6.

AMARAL, A. J. P. Remanescentes das comunidades quilombola do interior da Amazônia: conflitos, formas de organização e políticas de direito à diferença. Cadernos do CEOM. nº 30, ano 22. Chapecó, 2009.

ANDRÉ, M. E. D. de. Estudos de Caso Em Pesquisa e Avaliação Educacional. Líber Livro editora, Brasília, 2005.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, DF, 2003.

______. Resolução CNE/CEB nº 08, de 20 de novembro de 2012. Parecer CNE/CEB nº 16 de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para educação escolar quilombola na educação básica. Brasília: CNE, 2012. Disponível em: <http://www.seppir.gov.br/portal-antigo/arquivos-pdf/diretrizes-curriculares>. Acesso em: 25 jan. 2018.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Consulta ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/>. Acesso em: 15 fev. 2018.

BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política. Traduzido por Paulo Sérgio Rouanet. (Obras Escolhidas; v. I). São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de janeiro: Editora Bertrand, 2005.

CANDAU, V. L. Multirculturalismo e educação: desafios para a pratica pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. L. (org.). Multiculturalismo: Diferenças e Práticas Pedagógicas. Ed. Vozes, Petrópolis, 2008, p. 13-37.

DIAS, R. L. Quantos passos já foram dados? A questão de raça nas leis educacionais – da LDB de 1961 à Lei 10.639 de 2003. In: ROMÃO, J. (Org.). História da Educação do Negro e outras Histórias: Brasília: Coleção Educação Para todos. SECADI, 2005, p. 49-62.

FERNANDES, F. O Negro no Mundo dos Brancos: Global. 2. ed. São Paulo, 2007.

FIABANE, A. Mato, Palhoça e Pilão: O Quilombo, da Escravidão as Comunidades de Remanescentes. Expressão Popular, São Paulo, 2005.

FONSECA, S. G. Didática de ensino de História: Experiências reflexões e aprendizado: Campinas – SP: Papirus, 2009.

GOMES, F. dos S. A Hidra e os pântanos: mocambos, quilombos e comunidades de fugitivos no Brasil (Séculos XVIII e XIX). Ed. Unesp: Ed. Polis, 2005.

______. Nas fronteiras da liberdade: mocambos, fugitivos e protesto na Amazônia colonial. An. Arq. Públ. Pa, Belém-PA, 1996.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo, Editora Vértice, 1999.

KLEIN, A. M.; PÁTARO, C. S. de O. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Cordis: Revista eletrônica de História Social da Cidade, n.1, 2008.

LEITE, I. B. Os quilombos no Brasil: Questões Conceituais e Normativas. Etnográfica. Vol. IV (2), 2001. ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

LINHARES, C. O sonho não acabou: Movimentos instituintes na educação Brasileira; In: SILVA. W. C. [Et. al.] (Org.). Movimentos instituintes em educação: políticas e práticas: Niterói; Intercontexto, 2010.

______. Narrações compartilhadas na formação dos profissionais da educação; In: SILVA, W. C. [Et. al.] (Org.). Formação de professor: Narrando, refletindo, intervindo: Rio de Janeiro; Intercontexto, 1999.

______. Professores entre reformas escolares e reinvenções educacionais: In: LINHARES, C. (Org.). Os professores e a reinvenção da escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico; 3ed. Cortez, São Paulo, 2000.

MENDES, J. M.; SEIXAS, A. M. A escola, desigualdades sociais e democracia: as classes sociais e a questão educativa em Pierre Bourdieu. Educação, sociedade e Culturas, nº 2003.

MOURA, C. História do negro brasileiro. Ática, São Paulo, 1992.

MÜLLER. M. L. R. Educação & Alunos Negros na Primeira República: Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, 2008.

PEREIRA, A. M. Escola – Espaço privilegiado para a construção da cultura de consciência negra. In ROMÃO, J. (Org.). História da Educação do Negro e outras Histórias: Brasília: Coleção Educação Para todos. SECADI, 2005, p.35-48.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-215, jul. 1992. ISSN 2178-1494. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1941/1080>. Acesso em: 26 abr. 2020.

SALLES, V. O Negro no Pará. 2. ed. Belém: Brasília, Ministério da Cultura, 1988.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SOUZA, N. S. Torna-se negro: As vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social: Rio de janeiro: Graal, 1983.

SOUZA, S. R; ROCHA, E. (Org.). Caderno de Projetos e Propostas Pedagógicas para a Implementação da lei 10.639/03. NEER/SEED, Macapá-Ap. 2015.

SILVA, T. T. (org). Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

VIDEIRA, P. L. Marabaixo, dança afrodescendente: Significando a identidade étnica do negro amapaense: Fortaleza: Edições UFC, 2009.

Downloads

Publicado

14-06-2023

Como Citar

Souza, S. R. A. de, Custódio, E. S., & Foster, E. da L. S. (2023). Quilombo e memória: o projeto Identidade Cultural na escola David Miranda em Santana-AP. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.4888

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)