Entre cartilhas e livros de alfabetização: ler e escrever em Birigui no século XX

Visualizações: 630

Autores

  • Áurea Esteves Serra Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília/SP
  • Camila Lemos Moreno Fundação Municipal de Ensino de Birigui.
  • Thais de Azevedo Manaia Fundação Municipal de Ensino de Birigui

Palavras-chave:

alfabetização, cartilhas, livros didáticos

Resumo

O presente trabalho de cunho histórico teve como objetivo mapear as cartilhas e os livros de alfabetização que circularam na cidade de Birigui no século XX. Para que este objetivo fosse alcançado buscou-se em bibliografia especializada apropriar-se dos temas que envolvem a temática do estudo. Para o mapeamento das cartilhas e dos livros de alfabetização mais usados para ensinar a ler e escrever no presente município foi realizado entrevistas e levantamento de dados em todas as bibliotecas da cidade de Birigui. Com o levantamento realizado foi possível se chegar ao resultado final deste trabalho, que se apresenta dividido em três partes: na primeira, apresenta-se um breve histórico sobre a alfabetização, desde o final do século XIX, até a reforma no modelo de ensino com a implantação do construtivismo; em seguida apresentam-se os manuais de alfabetização: as cartilhas e os livros didáticos, discorrendo sobre suas características e utilização na alfabetização brasileira. Na segunda parte, inicia-se com um breve histórico sobre a cidade de Birigui, desde sua fundação, os primeiros habitantes, as primeiras casas, igrejas, escolas e fábricas, fatos importantes que aqui ocorreram, possibilitando o desenvolvimento do município, para em seguida apresentar os manuais escolares localizados nas bibliotecas da cidade, como também os citados nas entrevistas com os ex-professores alfabetizadores do município. Ao final, aponta-se uma junção e análise das duas primeiras partes, que nos remete a compreender como era direcionada a questão do ler e escrever em Birigui no século XX, isto é quais materiais foram utilizados para alfabetização. Desse modo contribui-se com um registro por meio do qual as futuras gerações poderão conhecer como era a alfabetização naquele período tendo por objetivo primeiro a preservação da memória e do patrimônio cultural quanto dos manuais utilizados.

 

Palavras-chaves: alfabetização. cartilhas. livros didáticos. 

Biografia do Autor

Áurea Esteves Serra, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília/SP

Possui graduação em História - Universidade Metropolitana de Santos (2013) e Pedagogia Plena - Faculdades Integradas Toledo (1999), especialização em Direito Educacional e Gestão Escolar e mestrado (2004) e doutorado (2010) em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Marília/SP, área de Políticas Públicas, linha de Filosofia e História da Educação Brasileira. Atualmente esta professora efetiva da Fundação Municipal de Ensino de Birigui, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigüi, diretora efetiva de escola municipal, Prefeitura Municipal de Birigüi. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do alfabetizador e formação de professores e também na área de gestão de pessoas, programas de Cultura de Paz, promovidos pela UNESCO.

Camila Lemos Moreno, Fundação Municipal de Ensino de Birigui.

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Municipal de Ensino de Birigui.

Thais de Azevedo Manaia, Fundação Municipal de Ensino de Birigui

A autora possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Fundação Municipal de Ensino de Birigui

Downloads

Publicado

30-04-2014

Como Citar

Serra, Áurea E., Moreno, C. L., & Manaia, T. de A. (2014). Entre cartilhas e livros de alfabetização: ler e escrever em Birigui no século XX. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 32–46. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/489