REESCREVENDO A HISTÓRIA SOB UMA PERSPECTIVA INDÍGENA: A DESCONSTRUÇÃO DA FIGURA DO "DESBRAVADOR" NO OESTE DE SANTA CATARIN
Visualizações: 689DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4899Palavras-chave:
Desbravador, ocultação da cultura indígena, reconstrução histórica.Resumo
Este artigo problematiza a figura do Desbravador como símbolo da colonização da região oeste do Estado de Santa Catarina com o objetivo de desenvolver uma perspectiva da história e da atualidade da região que recupera e valoriza a presença de culturas e comunidades indígenas. A proposta utiliza elementos históricos, porém tem foco eminentemente filosófico, sustentado no arcabouço teórico formulado por Enrique Dussel. Adotando uma abordagem metodológica qualitativa, que utiliza como métodos principais as entrevistas e relatos de história oral, o texto inicia com uma exposição do referencial teórico, seguido de uma análise e desconstrução da imagem do Desbravador com base no conceito exposto. Posteriormente, faz uma exposição do processo de expulsão da população indígena da cidade de Chapecó e das ações graduais para apagar as marcas, nomes e lugares que se referiam à ocupação indígena da região. Finalmente, são expostas as reflexões acerca do trabalho realizado com estudantes indígenas e não indígenas sobre a história e a cultura dos povos que originalmente e até hoje ocupam a região. Essa experiência evidencia o potencial de ações educacionais como instrumentos de ressignificação simbólica e valorização da multiplicidade de vozes para a construção de relatos históricos.
Referências
CAMPOS, S. de A voz de Chapecó: Artigo de Antonio Selistre de Campos - 1939-1952. Centro de Memória do Oeste Catarinense (org). Chapecó: Argos. 2004.
D’ANGELIS, W. Para uma História dos índios do Oeste Catarinense. In: Cadernos do Centro de Organização e Memória Sócio-Cultural do Oeste Catarinense - CEOM, Ano 4, n.6. 1989.
DUSSEL, Enrique. 1492: el encubrimiento del otro : hacia el origen del mito de la modernidad. La Paz: Plural Editores, 1994.
GUISOLPHI, Anderson J. A construção da estátua “o Desbravador”: materialidade ideológica. In: Cadernos do CEOM , v. 24, n. 33, p. 257-275, 2010.
MINAYO, M. C.; DESLANDES, S. F.; GOMES. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TOMMASINO, K. et al. Relatório I: Eleição de área para os Kaingang da Aldeia Kondá . Chapecó: FUNAI. 1998.
TOMMASINO, K. et al. Relatório II: Eleição de área para os Kaingang da Aldeia Kondá. Chapecó: FUNAI. 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.