Escola e linguagem: notas e intercorrências da alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
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Educação. Prática Pedagógica. Ensino-aprendizegemResumo
Esse texto apresenta algumas intercorrências entre a escola e o processo de ensino-aprendizagem na aquisição da linguagem. Procuramos discutir o lugar da alfabetização e do letramento nas práticas pedagógicas de professores que atuam na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os desdobramentos no cotidiano dos sujeitos que a modalidade atende. Em um primeiro momento abordamos as relações estabelecidas entre a Escola, a Linguagem e a EJA para em seguida discutir o lugar da alfabetização e do letramento neste processo. As discussões elencadas evidenciam que alfabetizar e letrar se configuram como mecanismos de ordem política, pois enquanto fenômenos complexos que estão para além da aprendizagem da leitura e escrita, criam condições para a inserção dos sujeitos em práticas sociais, mobilizando-os tanto para o consumo como para a produção de conhecimento em diferentes instâncias da vida social e política.
Palavras-chave: Educação. Prática Pedagógica. Ensino-aprendizagem.
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