Escola e linguagem: notas e intercorrências da alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos

Visualizações: 763

Autores

  • Adenilson Souza Cunha Júnior Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Francisca Izabel Pereira Maciel Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Educação. Prática Pedagógica. Ensino-aprendizegem

Resumo

Esse texto apresenta algumas intercorrências entre a escola e o processo de ensino-aprendizagem na aquisição da linguagem. Procuramos discutir o lugar da alfabetização e do letramento nas práticas pedagógicas de professores que atuam na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os desdobramentos no cotidiano dos sujeitos que a modalidade atende. Em um primeiro momento abordamos as relações estabelecidas entre a Escola, a Linguagem e a EJA para em seguida discutir o lugar da alfabetização e do letramento neste processo. As discussões elencadas evidenciam que alfabetizar e letrar se configuram como mecanismos de ordem política, pois enquanto fenômenos complexos que estão para além da aprendizagem da leitura e escrita, criam condições para a inserção dos sujeitos em práticas sociais, mobilizando-os tanto para o consumo como para a produção de conhecimento em diferentes instâncias da vida social e política. 

 

Palavras-chave: Educação. Prática Pedagógica. Ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) na linha de pesquisa Educação e Linguagem. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (NPGED/UFS). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: adenilsoncunha@ufmg.br

Francisca Izabel Pereira Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

30-04-2014

Como Citar

Cunha Júnior, A. S., & Pereira Maciel, F. I. (2014). Escola e linguagem: notas e intercorrências da alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 61–72. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/490