Escrever e ler na EJA: oficinas biografemáticas de traduções
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Educação de Jovens e Adultos, Leitura, EscritaResumo
O artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul intitulada Oficinas Biografemáticas: um modo de escrever e ler na Educação de Jovens e Adultos e que transita conceitualmente na e com a Filosofia da Diferença. A pesquisa propõe a utilização de intervenção investigativa como metodologia de trabalho e enfatiza a modalidade de oficinas Biografemáticas como estratégia de experimentações textuais e localiza a tradução como prática de desdobramento tomando-a como um dispositivo que aciona e requer diálogos; aproximações e modificação dos textos em processo singular. Apresenta os resultados a partir de diferentes relações entre os elementos literários, os alunos de EJA e a aposta feita em uma didática oficineira, na tradução da vida em textos com os quais experimentaram variações, transgressões e aberturas para outras possibilidades de leitura e escrita.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Leitura. Escrita.
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