AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ESCOLAS DE MANIAÇU-CETITÉ/BA: INTERFACES COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E QUILOMBOLAS
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4936Palavras-chave:
Currículo, Prática Educativa, Relação Racial, Quilombo, Identidade.Resumo
Este artigo apresenta reflexões de uma pesquisa de mestrado que analisa como as práticas educativas influenciam na construção da identidade étnico-racial dos estudantes quilombolas. O lócus investigativo são duas escolas municipais da região de Maniaçu-Caetité/BA. Diante disso, questiona-se: De que modo as práticas educativas das escolas influenciam na construção da identidade étnico-racial dos estudantes quilombolas? Os instrumentos de pesquisa foram entrevistas semiestruturadas com professores, grupos focais com estudantes, análise do Projeto Político Pedagógico das Escolas e análise da Matriz Curricular de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (HABI). Os resultados evidenciam que as temáticas relacionadas à população afro-brasileira e africana são trabalhadas na disciplina HABI e de maneira pontual na disciplina História, em datas comemorativas, projetos, oficinas e outros eventos. Na maioria das vezes, as práticas educativas reproduzem um modelo tradicional de educação que pouco dialoga com o contexto sociocultural dos alunos. Dentre as principais dificuldades podem se destacar a falta de materiais e de formação específica para o trato com as questões raciais e quilombolas. No entanto, evidenciamos algumas práticas significativas pontuais que mesmo de maneira tímida podem influenciar na formação identitária dos estudantes.
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