AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ESCOLAS DE MANIAÇU-CETITÉ/BA: INTERFACES COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E QUILOMBOLAS

Visualizações: 756

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4936

Palavras-chave:

Currículo, Prática Educativa, Relação Racial, Quilombo, Identidade.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões de uma pesquisa de mestrado que analisa como as práticas educativas influenciam na construção da identidade étnico-racial dos estudantes quilombolas. O lócus investigativo são duas escolas municipais da região de Maniaçu-Caetité/BA. Diante disso, questiona-se: De que modo as práticas educativas das escolas influenciam na construção da identidade étnico-racial dos estudantes quilombolas? Os instrumentos de pesquisa foram entrevistas semiestruturadas com professores, grupos focais com estudantes, análise do Projeto Político Pedagógico das Escolas e análise da Matriz Curricular de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (HABI). Os resultados evidenciam que as temáticas relacionadas à população afro-brasileira e africana são trabalhadas na disciplina HABI e de maneira pontual na disciplina História, em datas comemorativas, projetos, oficinas e outros eventos. Na maioria das vezes, as práticas educativas reproduzem um modelo tradicional de educação que pouco dialoga com o contexto sociocultural dos alunos. Dentre as principais dificuldades podem se destacar a falta de materiais e de formação específica para o trato com as questões raciais e quilombolas. No entanto, evidenciamos algumas práticas significativas pontuais que mesmo de maneira tímida podem influenciar na formação identitária dos estudantes.

Biografia do Autor

ROSEMÁRIA JOAZEIRO PINTO DE SOUSA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Licenciada em História e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Vinculada ao grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) e ao Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem - CNPq. E-mail: rjpinto@uneb.br/rosejua3@yahoo.com.br

Dinalva Maria de Jesus Santana Macêdo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Doutora em Educação e Contemporaneidade. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Guanambi. Vinculada ao grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE). e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: dinlavamacedo@hotmail.com

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Currículo, Território em Disputa. 2. Ed. Vozes, Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica, Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, Brasília, DF, 2012.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, n. 118, 212, p. 235-250.

CAPELO, Maria Regina Clivati. Diversidade sociocultural na escola e a dialética da exclusão/inclusão. In: GUSMÃO, Neusa Maria M. de. (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.

CARDOSO, Luciana Meireles. Entenda o movimento griô e a importância da ancestralidade na cultura. Disponível em Correio Brasiliense, 12/12/2018. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e arte/2018/12/12/interna_diversao_arte,724615/conheca-o-movimento-grio.shtml. Acesso em 20 de mar. de 2019.

COSTA, Marisa Vorraber. Poder, discurso e política cultural: contribuições dos estudos culturais ao campo do currículo. In: LOPES, Alice Casemiro, MACEDO, Elizabeth, (orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. A pedagogia como ciência da educação: entre práxis e epistemologia. 2001, 251f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação Universidade de São Paulo. São Paulo. 2001.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação. ETD. Educação Temática Digital, v. 18, 216, p. 511-531.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. São Paulo, Editores Associados, 2018.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes. Revista Política e Sociedade. Volume 10 –Nº 18 – abril de 2011.

GOMES, Nilma Lino.Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras, v.12, n.1. pp. 98-109, jan/abr, 2012. Disponível: http://www.curriculosemfronteiras.org/articles.htm. Acesso em15 set. 2019.

GRIGNON, C. Cultura dominante, cultura escolar e multiculturalismo popular. In: SILVA, T. T. da. (org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005, p. 178-189.

MACÊDO, Dinalva de Jesus Santana. Educação em Comunidades Quilombolas do Território de Identidade do Velho Chico/BA: indagações acerca do diálogo entre as escolas e as comunidades locais, 2015, 217 f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade). Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: Silva, T. T. da. (org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005, p. 159-177.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 32- 83.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo e Identidade Social: Territórios contestados. In: Silva, T. T. da. (org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005, p. 190- 207.

Downloads

Publicado

24-12-2020

Como Citar

JOAZEIRO PINTO DE SOUSA, R., & de Jesus Santana Macêdo, D. M. (2020). AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ESCOLAS DE MANIAÇU-CETITÉ/BA: INTERFACES COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E QUILOMBOLAS. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 186–201. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4936