Astronomia na cultura indígena para a educação
Visualizações: 1217DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4937Palavras-chave:
Cultura Indígena, Astronomia, Formação de Professores, Equipamentos Didáticos, CONEEI.Resumo
O objetivo deste artigo é relatar os resultados de uma pesquisa sobre a astronomia na cultura indígena. Na fundamentação teórica, utiliza-se principalmente textos de missionários da época da colonização, cujos relatos são muito importantes para estudar a cultura astronômica desses povos, nessa época. A metodologia utilizada foi de pesquisa participante, realizada com sábios indígenas de diversas regiões do Brasil, tais como em Dourados (MS) e São Gabriel da Cachoeira (AM). Como um dos principais resultados da pesquisa, idealizou-se e construiu-se equipamentos didáticos, como planetários e observatórios solares indígenas, que foram também, desenvolvidos em realidade virtual imersiva, para facilitar a visualização e a aprendizagem, na prática, dos fenômenos astronômicos estudados. Depois, criou-se um curso de pós-graduação lato sensu e uma disciplina para a graduação e para a pós-graduação lato sensu de formação de professores para o ensino das relações étnico-raciais, em uma instituição de ensino superior. Esta pesquisa fornece subsídios para a implementação da Lei Nº 11.645/2008, que tornou obrigatória o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, nas disciplinas da Educação Básica e para as propostas aprovadas, em 2018, na Etapa Nacional da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI)
Referências
ABBEVILLE, C. História da Missão dos Padres Capuchinhos na Ilha do Maranhão e Terras Circunvizinhas. São Paulo: EDUSP, 1975.
AFONSO, G. B.; MARTINS, C, C.; KATERBERG, L. P.; BECKER, T. M.; SANTOS, V. C.; AFONSO, Y. B. Potencialidades e fragilidades da realidade virtual imersiva na educação. Revista Intersaberes, v. 15, n. 34, p. 1 – 20, 2020.
AFONSO, Y. B. Observatório Solar Indígena em realidade virtual imersiva aplicado à educação. Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias. Instituição de Ensino: CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER, Curitiba, 2017.
AFONSO, G. B.; NADAL, C. A. Arqueoastronomia Brasileira. In: MATSUURA, O. T. (Org.), História da Astronomia no Brasil, MAST/MCTI, Recife: CEPE Editora, v. 1, n. 1, p. 49 – 84, 2014.
AFONSO, G. B.; CREMONEZE, C.; BUENO, L. Ensino de história e cultura indígenas. Curitiba: Intersaberes, 2016.
AFONSO, G. B. Experiências Simples com o Gnômon. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 3, n. 18, p. 149-154, 1996.
AFONSO, G. B. O Céu de nossos avós – matemática do planeta Terra. Museu de Ciência da Universidade de Coimbra, 2013. Disponível em: <https://www.mat.uc.pt/mpt2013/o-ceu-dos-nossos-avos.html>. Acesso em: 27 abril 2020.
AFONSO, G. B.; FERNANDES, J. M., NADAL; T. M.; SILVA, P. S. A Constelação do Escorpião na Mitologia Indígena. Ciência Hoje, v; 1, n.47, p. 40-45, 2011.
AFONSO, G. B.; SILVA, P. S. O Céu dos Índios de Dourados, Mato Grosso do Sul. Dourados: Editora UEMS, 2012.
ARISTÓTELES. Metafísica. “Livro A, cap. I”. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
BRASIL. Constituição da República Federal do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
------------. Lei 11.645. Brasília: Congresso Nacional, 2008.
II CONEEI. Proposta Nacional Aprovada. II Conferência Nacional da Educação Escolar Indígena Brasília, 2018. Disponível em: <https://pt-br.facebook.com/coneei2018/photos/a.2072715726307094/2072716396307027/?type=3&theater>. Acesso em: 27 abril 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FUNAI. Etapa Nacional da II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena finaliza 18 meses de trabalho por todo país. Brasília, 2018. Disponível em: <http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4816-etapa-nacional-da-ii-conferencia-de-educacao-escolar-indigena-finaliza-18-meses-de-trabalho-por-todo-pais>. Acesso em: 27 abril 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa (6ª. ed.). São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. (7ª. ed.), São Paulo: Atlas, 2010.
LOCKE, J. Ensaio acerca do entendimento humano. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
MANNHEIM, K. Essays on the Sociology of Knowledge. London: Routledge, 1997.
PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2019.
PRENSKY, M. Teaching Digital Natives. Thousand Oaks, California: Corwin Press, 2010.
SANTOS, V. C. O impacto da realidade virtual imersiva na educação escolar indígena. Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias. Instituição de Ensino: CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER, Curitiba, 2019.
TRIPODI, T. Análise da pesquisa social: diretrizes para o uso de pesquisa em serviço social e ciência. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.