Homofobia e sexualidade: a agressividade do “palavrão” como forma de manifestação do bullying no ambiente escolar
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bullying, homofobia, escolaResumo
O objetivo deste artigo é fazer uma discussão acerca da pesquisa das ocorrências de bullying relacionadas aos “palavrões” na escola Arlindo Andrade Gomes. A ideia central é verificar os tipos de palavrões mais conhecidos e utilizados por alunos com o objetivo de ofender, provocar, inferiorizar e identificar homossexuais. Para a realização da pesquisa, foram utilizados trabalho de campo, entrevistas com membros da comunidade escolar e realização de oficinas. A principal ocorrência de palavrões é através de brincadeiras entre amigos, mas implicitamente, a idéia da homofobia está presente nestas brincadeiras. O cunho homofóbico dos palavrões é identificado pelo significado destes, o qual se refere a expressões também utilizadas nas práticas de bullying. Mesmo que a utilização do termo seja para alguma brincadeira, é reproduzida a idéia da homossexualidade como algo ruim, também utilizando para este fim, palavrões que inferiorizam comportamentos dados como femininos, sendo os palavrões empregados para ofender tanto homossexuais quanto heterossexuais.
Palavras-chave: bullying. homophobia. escolar.
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