Entre o quilombo e a Educação Infantil: os (des) encontros das crianças quilombolas nos entremeios desses contextos

Visualizações: 309

Autores

  • Elaine de Paula Prefeitura Municipal de Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4946

Palavras-chave:

Criança Quilombola, Quilombo, Educação Infantil, Relações Educativas

Resumo

Este artigo contempla parte das reflexões realizadas a partir de uma pesquisa de doutorado em educação desenvolvida em dois quilombos e em duas salas de Educação Infantil públicas no estado de Santa Catarina, para o que foi selecionado um grupo de sete crianças quilombolas (três meninas e quatro meninos) com idades situadas entre quatro e seis anos de idade como sujeitos principais da pesquisa.  A motivação central da investigação foi compreender e analisar, fundamentada em um estudo etnográfico, as relações educativas que as crianças quilombolas estabelecem entre si, com os adultos e com   outras crianças no espaço institucionalizado da educação infantil e no espaço da comunidade quilombola onde moram. A base teórica direcionou-se para uma interlocução entre os campos da Pedagogia, Sociologia da Infância e Antropologia da Criança. A pesquisa evidencia que as crianças quilombolas sofrem constrangimentos na relação com as demais crianças e que os professores têm dificuldade de lidar com as diferenças culturais no espaço institucionalizado. Por fim, a pesquisa evidencia um alto grau de cumplicidade, autonomia e criação entre as crianças nos quilombos pesquisados e demostra que suas formas de expressão ou de sociabilidade podem suscitar outras maneiras de pensar a educação institucionalizada.

 

 

 

Palavras-chave: Criança Quilombola; Quilombo; Educação Infantil; Relações Educativas.

Biografia do Autor

Elaine de Paula, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor e Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Florianopolis.

Referências

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1979.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmago Afonso de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

ARROYO, Miguel; SILVA, Maurício Roberto. Corpo e Infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: contexto, 2000.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. São Paulo: Jorge Zahar, 2005.

_______________A experiência da infância e o aprendizado entre os Xkrin. In: SILVA, Aracy Lopes da; MACEDO, Ana Vera Lopes da Silva; NUNES, Ângela (Orgs.). Crianças indígenas, ensaios antropológicos. São Paulo: Mari/Fapesp/Global, 2002.

FARIA, Ana Lucia Goulart. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da educação infantil. In: FARIA, Ana Lucia Goulart; PALHARES, Marina Silveira. Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados, 2003.

FONSECA, Claudia. Etnografias da participação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

GEETRZ, Cliford. As interpretações das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GRAUE, Elizabeth; WALSH, Daniel. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gubbnkian, 2003.

KRAMER, Sônia. Autoria e Autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 41 - 59, jul. 2002

KRAMER, Sônia. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. In: BAZÍLIO, Luiz Cavalieri; KRAMER, Sônia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003.

KUHLMANN JR., Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediações, 1998.

LARROSA, Jorge; LARA, Nuria Pérez. Imagens do outro. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

LEITE, Ilka Boaventura. Os quilombos no Brasil: questões conceituais e normativas. Revista Etnográfica, v. 4, n. 2, Florianópolis, 2000. Disponível em: . Acesso em: 8 jun. 2011.

NUNES, Angela; CARVALHO, Maria Rosário. Questões metodológicas e epistemológicas suscitadas pela Antropologia da Infância. In: Encontro da ANPOCS, 31, 2007, Caxambu, 2007.

PAIXÃO, Marcelo de Paula. Desenvolvimento humano e relações raciais. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

PASSOS, Joana. O projeto pedagógico escolar e as relações raciais: a implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. In: SILVA,Vânia Beatriz Monteiro; SPONCHIADO, Justina Inês (Org.). Contribuições

para a educação das relações étnico-raciais. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008.

SANTANA, Patrícia. Entremeios sem babado. Ilustração de Márcia Àvila. Belo Horizonte: Mazza, 2007.

SARMENTO, Manoel. Gerações e alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, maio/ago. 2005.

SAYÃO, Deborah Thomé. Cabeças e Corpos, Adultos e Crianças: cadê o movimento que separou tudo isso? Revista Eletrônica de Educação, v. 2, n. 2, nov. 2008.

SILVA, Maurício Roberto. Trama doce-amarga: (exploração do) trabalho infantil e cultura lúdica. Ijuí: Ed. Unijuí; São Paulo: Hucitec, 2003.

JOBIM E SOUZA, Solange. A pesquisa como intervenção nas relações entre crianças e adultos no âmbito da cultura midiática. Trabalho apresentado no XVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. UERJ, 2005.

Downloads

Publicado

21-05-2022

Como Citar

Paula, E. de. (2022). Entre o quilombo e a Educação Infantil: os (des) encontros das crianças quilombolas nos entremeios desses contextos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4946

Edição

Seção

Artigos