Leitura, reescrita e análise do léxico no processo de letramento em séries do ensino fundamental

Visualizações: 544

Autores

  • Edson Roberto Bogas Garcia Unifev - Centro Universitário de Votuporanga.
  • Giséle Letícia Marson UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga-SP.
  • Júlio César Bombonatti UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga-SP.
  • Lilian Biork Rodrigues UNIFEV- Centro Universitário de Votuporanga-SP.

Palavras-chave:

Linguística. letramento. conto infantil. léxico.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre a influência da prática do letramento na composição do léxico utilizado pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, constituímos corpora a partir da reescrita do conto infantil João e o Pé de Feijão (2011), realizada por estudantes com idade entre 7 e 11 anos, com o fito de analisar a transformação lexical dessas crianças nesse período, estabelecendo uma comparação entre as séries. Utilizamos, como metodologia, os preceitos da Linguística de Corpus, por meio do programa WordSmith Tools 6.0. Esse software possibilitou obter o levantamento dos itens lexicais mais frequentes nessas produções, averiguando os types e o tokens para subsidiar nossas investigações. Pudemos verificar, dessa maneira, a importância da contribuição da leitura e da escrita na aquisição e no aprimoramento do vocabulário. 

Palavras-chave: linguística. letramento. conto infantil. léxico. 

Biografia do Autor

Edson Roberto Bogas Garcia, Unifev - Centro Universitário de Votuporanga.

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho", câmpus de São José do Rio Preto. Professor de Língua Portuguesa da Unifev - Centro Universitário de Votuporanga e Supervisor de Estágio do curso de Pedagogia - CAPES/PARFOR.

Giséle Letícia Marson, UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga-SP.

Pós-graduanda em Produção e análise de textos sob perspectivas linguísticas e literárias pela UNIFEV – Votuporanga-SP.

Júlio César Bombonatti, UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga-SP.

Pós-graduando em Produção e análise de textos sob perspectivas linguísticas e literárias pela UNIFEV – Votuporanga-SP.

Lilian Biork Rodrigues, UNIFEV- Centro Universitário de Votuporanga-SP.

Pós-graduando em Produção e análise de textos sob perspectivas linguísticas e literárias pela UNIFEV – Votuporanga-SP.

Downloads

Publicado

30-04-2014

Como Citar

Garcia, E. R. B., Marson, G. L., Bombonatti, J. C., & Rodrigues, L. B. (2014). Leitura, reescrita e análise do léxico no processo de letramento em séries do ensino fundamental. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 102–120. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/495