O que pensam professores indígenas Guarani sobre interculturalidade?

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4950

Palavras-chave:

Interculturalidade, Bilinguismo, Escola Indígena, Guarani

Resumo

Desde a Constituição de 1988, que os povos indígenas conquistaram o direito a uma escola intercultural, bilingue e diferenciada. Frente a essa conquista, surgiram questões: Como os indígenas querem implementar essa escola? Como devem se processar a interculturalidade e bilinguismo? Sendo a interculturalidade entendida como resultado das trocas que se estabelecem entre culturas, neste artigo analisamos as concepções relacionadas à interculturalidade existentes entre professores indígenas guarani.  Trata-se de um estudo de caso cuja coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com dois sujeitos. Concluímos que ambos concordam sobre a presença de conteúdos indígenas e não indígenas no currículo da escola indígena, porém esses conteúdos nem sempre devem ser trabalhados simultaneamente. Acreditam que a língua materna é um instrumento de preservação cultural e defendem a alfabetização em guarani, as atividades que favorecem a oralidade e a presença dos indivíduos mais experientes da aldeia na escola, contribuindo para a aprendizagem da cultura. Defendem que a escola indígena deve ter professores não indígenas e indígenas, para garantir o acesso a aspectos da cultura não indígena e o bilinguismo, mas, para eles, ela só será efetivamente indígena, se for administrada e tiver o corpo docente majoritariamente composto por nativos.

Biografia do Autor

gabriela dos santos barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora e pós-doutora em Educação Matemática pela PUC/SP.

Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Fernanda Muniz dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Alexandre Ribeiro Neto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ/FEBF e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da UERJ.

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Publicado

02-11-2021

Como Citar

barbosa, gabriela dos santos, dos Santos, F. M., & Neto, A. R. (2021). O que pensam professores indígenas Guarani sobre interculturalidade?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 423–447. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4950