Literatura infantil e sua interface com o desenvolvimento da leitura e da escrita na educação infantil: um olhar reflexivo

Visualizações: 1194

Autores

  • Ana Maura Tavares dos Anjos Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará
  • Andréa da Costa Silva Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Leitura, Escrita, Reflexividade Docente.

Resumo

Este trabalho busca identificar as reflexões dos professores sobre a importância da literatura infantil para a formação de leitores e escritores na educação infantil, bem como conhecer suas concepções sobre esse gênero textual. Amparamos nossa investigação nas ideias de Schon (2000), Mizukami (2002), Moraes (2003), bem como nos postulados de Piaget e Vygotsky, dentre outros. Tendo como foco o gênero Literatura Infantil, a nossa proposta refere-se a uma pesquisa empírica de cunho qualitativo com a aplicação de entrevista semiestruturada junto a docentes que atuam na Educação Infantil, para isso nos amparamos na etnometodologia defendida por Farias (2002) por buscar abranger os fenômenos humanos. Concluímos que a reflexão sobre as concepções das professoras revelam que para elas a educação infantil é tempo e espaço pedagógico para imersão na cultura letrada e, a literatura infantil por sua vez, contribui no efetivo processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: literatura infantil. leitura. escrita. reflexividade docente.

Biografia do Autor

Ana Maura Tavares dos Anjos, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e em Psicologia pela Faculdade Católica Rainha do Sertão; Especializações em psicopedagogia clínica e institucional e em gestão escolar. Mestranda em educação pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora alfabetizadora da Prefeitura Municipal de Itapiúna, e professora do Instituto de Educação e Cultura Ceará Centro lecionando nos cursos de pedagogia, administração de empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento infantil, Formação de professores, Educação especial na perspectiva inclusiva, alfabetização, brincar, educação infantil, proposta curricular. Autora de obras literárias da Coleção Prosa e Poesia do Programa Alfabetização na Idade Certa do Governo do Estado do Ceará e da Coleção de casa para escola das Edições IPDH.

Andréa da Costa Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Bolsista CAPES. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2012). Atuou como bolsista de Iniciação Científica, apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integra como colaboradora o Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (GPEHSC) sob a coordenação da Professora Doutora Silvia Maria Nóbrega-Therrien e Professora Doutora Maria Irismar de Almeida; bem como, o Grupo Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) sob a orientação da Professora Doutora Isabel Maria Sabino de Farias (líder do grupo) e demais pesquisadores, Professora Doutora Silvina Pimentel Silva, Professora Doutora Silvia Nóbrega-Therrien e Professor Phd Jacques Therrien

Downloads

Publicado

30-04-2014

Como Citar

dos Anjos, A. M. T., & Silva, A. da C. (2014). Literatura infantil e sua interface com o desenvolvimento da leitura e da escrita na educação infantil: um olhar reflexivo. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 141–156. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/496