Literatura infantil e sua interface com o desenvolvimento da leitura e da escrita na educação infantil: um olhar reflexivo
Visualizações: 1178Palavras-chave:
Literatura Infantil, Leitura, Escrita, Reflexividade Docente.Resumo
Este trabalho busca identificar as reflexões dos professores sobre a importância da literatura infantil para a formação de leitores e escritores na educação infantil, bem como conhecer suas concepções sobre esse gênero textual. Amparamos nossa investigação nas ideias de Schon (2000), Mizukami (2002), Moraes (2003), bem como nos postulados de Piaget e Vygotsky, dentre outros. Tendo como foco o gênero Literatura Infantil, a nossa proposta refere-se a uma pesquisa empírica de cunho qualitativo com a aplicação de entrevista semiestruturada junto a docentes que atuam na Educação Infantil, para isso nos amparamos na etnometodologia defendida por Farias (2002) por buscar abranger os fenômenos humanos. Concluímos que a reflexão sobre as concepções das professoras revelam que para elas a educação infantil é tempo e espaço pedagógico para imersão na cultura letrada e, a literatura infantil por sua vez, contribui no efetivo processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: literatura infantil. leitura. escrita. reflexividade docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.