CORPO AFRORRELIGIOSO E RESISTÊNCIA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
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https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4973Palavras-chave:
Corpo afrorreligioso. Resistência. Simbologia. Educação Antirracista.Resumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o corpo afrorreligioso como um polo de difusão de saberes socioeducativos e práticas de resistência da cultura e religião afro-brasileira na perspectiva de pensar uma educação antirracista. A metodologia se baseia numa abordagem descritiva e interpretativa de caráter etnográfico em diálogo com os autores Antonacci (2003), Bastide (1971), Caputo (2013), Geertz (2013), Gomes (2013), Mauss (2003), Maggie (1992), Silva A. (2015), Silva V. (1994). O campo empírico da pesquisa abrange um ritual umbandista em homenagem a Iemanjá ocorrido anualmente na cidade de Cametá-PA. Nas análises apresenta o corpo afrorreligioso interligado ao universo simbólico e à ancestralidade da cultura afro-brasileira presentes no ritual de Iemanjá. Por fim, enfatiza as contribuições da Lei 10.639/03 aos processos de resistência cultural como caminhos para se pensar uma educação democrática e antirracista.Referências
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FONTES ORAIS:
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