CORPO AFRORRELIGIOSO E RESISTÊNCIA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

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Autores

  • José Valdinei Albuquerque Miranda Universidade Federal do Pará (UFPA) https://orcid.org/0000-0003-1259-8655
  • Neusiane de Nazaré Coelho de Melo Universidade Federal do Pará - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (UFPA/PPGEDUC)

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4973

Palavras-chave:

Corpo afrorreligioso. Resistência. Simbologia. Educação Antirracista.

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o corpo afrorreligioso como um polo de difusão de saberes socioeducativos e práticas de resistência da cultura e religião afro-brasileira na perspectiva de pensar uma educação antirracista. A metodologia se baseia numa abordagem descritiva e interpretativa de caráter etnográfico em diálogo com os autores Antonacci (2003), Bastide (1971), Caputo (2013), Geertz (2013), Gomes (2013), Mauss (2003), Maggie (1992), Silva A. (2015), Silva V. (1994). O campo empírico da pesquisa abrange um ritual umbandista em homenagem a Iemanjá ocorrido anualmente na cidade de Cametá-PA. Nas análises apresenta o corpo afrorreligioso interligado ao universo simbólico e à ancestralidade da cultura afro-brasileira presentes no ritual de Iemanjá. Por fim, enfatiza as contribuições da Lei 10.639/03 aos processos de resistência cultural como caminhos para se pensar uma educação democrática e antirracista.

Biografia do Autor

José Valdinei Albuquerque Miranda, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA, Programade Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC).

Referências

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FONTES ORAIS:

ENTREVISTA COM DONA ISABEL OLIVEIRA (Dezembro, 2016).

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Miranda, J. V. A., & Melo, N. . de N. C. de. (2020). CORPO AFRORRELIGIOSO E RESISTÊNCIA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 89–111. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4973