Contribuições dos diários de campo para a formação de um grupo de licenciandos em química
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4975Palavras-chave:
estágio supervisionado, formação de professores, diário de campoResumo
Nesta pesquisa se apresenta os resultados de um estudo que buscou investigar as contribuições da escrita do diário de campo na formação de um grupo de 7 licenciandos em química, produzidos no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) 1 e 2. Em consonância, esta pesquisa figura como um estudo de caso. Foram analisados ao todo 76 diários de campo por meio das categorias de Zabalza (2009) e outras emergentes, adotando-se a análise de conteúdo. Nos resultados identificou-se que a maioria dos licenciandos compartilharam nos diários produzidos no ECS 1 a descrição de tarefas, enquanto no ECS 2 os diários emergiram, principalmente, as características dos alunos e dos próprios professores. Em relação às categorias emergentes, as mais significativas foram as que trouxeram características dos estudantes da educação básica e a caracterização das aulas do professor supervisor, incipientes, foram o olhar dos licenciandos para a escola, situações conflitantes e para a autopercepção sobre a sua docência. Por outro lado, ao longo da escrita dos diários observou-se que a maioria dos licenciandos buscou realizar reflexões sobre as observações que realizavam na escola campo. A escrita dos diários se mostrou como um instrumento importante no processo de formação de professores.Referências
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