Contribuições dos diários de campo para a formação de um grupo de licenciandos em química
Visualizações: 568DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.4975Palavras-chave:
estágio supervisionado, formação de professores, diário de campoResumo
Nesta pesquisa se apresenta os resultados de um estudo que buscou investigar as contribuições da escrita do diário de campo na formação de um grupo de 7 licenciandos em química, produzidos no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) 1 e 2. Em consonância, esta pesquisa figura como um estudo de caso. Foram analisados ao todo 76 diários de campo por meio das categorias de Zabalza (2009) e outras emergentes, adotando-se a análise de conteúdo. Nos resultados identificou-se que a maioria dos licenciandos compartilharam nos diários produzidos no ECS 1 a descrição de tarefas, enquanto no ECS 2 os diários emergiram, principalmente, as características dos alunos e dos próprios professores. Em relação às categorias emergentes, as mais significativas foram as que trouxeram características dos estudantes da educação básica e a caracterização das aulas do professor supervisor, incipientes, foram o olhar dos licenciandos para a escola, situações conflitantes e para a autopercepção sobre a sua docência. Por outro lado, ao longo da escrita dos diários observou-se que a maioria dos licenciandos buscou realizar reflexões sobre as observações que realizavam na escola campo. A escrita dos diários se mostrou como um instrumento importante no processo de formação de professores.Referências
AGUIAR, P. A., et al. Estágio Supervisionado na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ. 1. ed. Florianópolis: Publicação do IFSC, 2019. v. 1. 298p.
AGUIAR, T. C.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. Ações e reflexões durante o estágio supervisionado em química: algumas notas autobiográficas. Química Nova na Escola (Impresso), v. 35, p. 283-291, 2013.
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (orgs.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.
AMBROSETTI, N. B.; NASCIMENTO, M. G. C. A.; ALMEIDA, P. A.; CALIL, A. M. G. C.; PASSOS, L F. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, V. 4, n. 1, p. 151-174, 2013.
BARBOSA, G. L. S. et al. O caderno de campo como instrumento de reflexão para a formação inicial de professores de Química. Scientia Plena, v.13, n.5, p.1-12, 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Resolução CNE/CP1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais, para a formação de professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002. Seção 1, p.31. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em: 03/03/2020.
BROIETTI, F. C. D.; STANZANI, E. L. Os estágios e a formação inicial de professores: experiências e reflexões no curso de Licenciatura em Química da UEL. Química Nova na Escola (online), v. 34, p. 306-317, 2016.
CALDERANO, M. A. O Estágio Supervisionado para além de uma atividade curricular: avaliação e proposições. Est. Aval. Educ., v. 23, n. 53, p. 250 – 279, 2012.
CAÑATE, L. S. C. O diário de bordo como instrumento de reflexão crítica da prática do professor. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Belo Horizonte. 2010.
DIAS, V. B.; PITOLLI, A. M. S.; PRUDÊNCIO, C. A. V.; OLIVEIRA, M. C. A. O Diário de Bordo como ferramenta de reflexão durante o Estágio Curricular Supervisionado do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz – Bahia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 9., Águas de Lindóia, SP. Anais...Águas de Lindóia: ENPEC, 2013, p.1-7.
FREIRE, M. Observação, Registro, Reflexão: Instrumento Metodológico. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1992.
GALIAZZI, M.C.; LINDEMANN, R.H. O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor. Olhar de professor, v. 6, n. 1, p. 135-150, 2003.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., v.31, n.113, p.1355-1379, 2010.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa)
HONÓRIO, M. G.; LOPES, M. S. L.; LEAL, F. L. S.; HONÓRIO, T. C. T.; SANTOS, V. A. As novas diretrizes curriculares nacionais para formação inicial e continuada de professores da educação básica: entre recorrências e novas inquietações. RIAEE – Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, v.12, n.3, p. 1736-1755, 2017.
KERN, C.; AGUIAR, P. A. Diário de campo: a leitura e a escrita na formação docente. In: AGUIAR, P. A.; DREWS, F.; DEMOS, T. V.; PEREIRA, G. A.; VAZ, K. (Org.). Estágio Supervisionado na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ. 1ed.Florianópolis: Publicação do IFSC, 2019, v. 1, p. 120-137.
MORAES, C. B.; GUZZI, M. E. R.; SÁ, L. P. Influência do estágio supervisionado e do PIBID na motivação de futuros professores de biologia pela docência. Ciência e Educação (UNESP), v. 25, p. 235-253, 2019.
OLIVEIRA, S.; FABRIS, E. T. H. Práticas de iniciação à docência: o diário de campo como instrumento para pensar a formação de professores. Revista Diálogo Educacional (PUC-PR, IMPRESSO), v. 17, p. 639-660, 2017.
PAULA, T. E.; GUIMARÃES, O. M.; SILVA, C. S. Formação de Professores de Química no contexto da Educação Inclusiva. ALEXANDRIA (UFSC), v. 11, p. 3-27, 2018.
PICONEZ, S. C. B. (org). A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas/SP: Editora Papirus, 1991.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, M. H. S., DUARTE, M. C. O diário de aula na formação de professores reflexivos: resultados de uma experiência com professores estagiários de biologia/geologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 1-2, p. 73-84, 2001.
SOUZA, A. P. G.; CARNEIRO, R. F.; PEREZ, S. M.; OLIVEIRA, O. R.; REALI, A. M. M. R.; OLIVEIRA, R.M.M. A. A Escrita de diários na formação docente. Educação em Revista, v. 28, n. 01, p. 181-210, 2012.
TESSARO, P. S.; MACENO, N. G. Estágio Supervisionado em Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v.2, n.2, p. 32 - 44, 2016.
YIN, R. K. Case study research design and methods. Thousand Oaks: Sage, 2014.
ZABALZA, Miguel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.