O mito das ferramentas desconhecidas: colocando a tecnologia sob controle do professor
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Tecnologias de Informação e Comunicação, Teorias de Aprendizagem, Seleção de Softwares, Engenharia PedagógicaResumo
Muitos dos professores que desejam introduzir computadores em seu trabalho e não o fazem, relatam insegurança e falta de conhecimento. Essas reações se manifestam mesmo entre aqueles que tem contato corriqueiro com as máquinas. A ideia de reinventar a sala de aula com informática é intimidante, principalmente quando se crê que não há vivências anteriores e marcos para balizar o caminho. Para contornar essa dificuldade pode-se resgatar as bases teóricas que sustentam os processos de ensino e aprendizagem e mudar a perspectiva segundo a qual o professor fica refém de um objeto desconhecido que chegou à escola. Este trabalho investiga essa questão trazendo contribuições da literatura e propõe uma abordagem que pode ser usada na prática. O texto abre algumas possibilidades para aprofundar a questão e buscar raízes do problema.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Teorias de Aprendizagem. Seleção de Softwares. Engenharia Pedagógica.
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