O mito das ferramentas desconhecidas: colocando a tecnologia sob controle do professor
Visualizações: 531Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação, Teorias de Aprendizagem, Seleção de Softwares, Engenharia PedagógicaResumo
Muitos dos professores que desejam introduzir computadores em seu trabalho e não o fazem, relatam insegurança e falta de conhecimento. Essas reações se manifestam mesmo entre aqueles que tem contato corriqueiro com as máquinas. A ideia de reinventar a sala de aula com informática é intimidante, principalmente quando se crê que não há vivências anteriores e marcos para balizar o caminho. Para contornar essa dificuldade pode-se resgatar as bases teóricas que sustentam os processos de ensino e aprendizagem e mudar a perspectiva segundo a qual o professor fica refém de um objeto desconhecido que chegou à escola. Este trabalho investiga essa questão trazendo contribuições da literatura e propõe uma abordagem que pode ser usada na prática. O texto abre algumas possibilidades para aprofundar a questão e buscar raízes do problema.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Teorias de Aprendizagem. Seleção de Softwares. Engenharia Pedagógica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.