A ARQUITETURA ESCOLAR ENTRE A FORMAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO E O DISCURSO EDUCACIONAL COMODIFICADO
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4986Palavras-chave:
discurso educacional comodificado, arquitetura escolar, formação humanaResumo
O objetivo deste estudo foi compreender em que medida a falácia da formação para a participação pode ser exposta quando reconhecemos o discurso educacional comodificado operando na arquitetura escolar. Para tanto, valendo-nos de elementos da análise crítica do discurso, o objeto de apreciação é o projeto Escola única em tempo integral, do sonho à realidade, encetado pela Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba-SC (2017), que previa a reestruturação de parte das escolas da rede, com intuito de construir uma escola única de tempo integral, concentrando os alunos. A investigação consistiu em uma análise das relações dialéticas entre a linguagem (verbal e não-verbal) e a prática social, para compreender como o modus operandi do discurso educacional comodificado produz de consenso na arquitetura escolar. Foi possível concluir que a articulação de elementos conservadores e de modernização propagandeados no referido fenômeno produz consenso no ato de projetar uma nova edificação, cooperando para fazer acreditar que exista uma solução a ser materializada, no plano fenomênico em uma edificação, para problemas históricos estruturais. Entretanto, tal política de concentração favorece a individualização de sujeitos, inibindo o engajamento sócio-político da população.
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