Protocolos de leitura em foco: percepções a partir de atos de leitura

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Autores

  • Iara Barata Collet
  • Maria Isabel Habckost Dalla Zen

Resumo

O presente artigo investiga as possíveis relações que se estabelecem entre autor, obra e leitor, tomando como base o conceito de protocolos de leitura de Roger Chartier (1996). Busca compreender como os protocolos de leitura “atravessam” as interpretações de leitura de um grupo de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre/RS. A metodologia vale-se do estudo de caso (YIN, 2001), para o qual foram planejados encontros com três alunos para a leitura de quatro obras literárias em diferentes suportes. Foram observados os gestos leitores e a recepção diante dessas versões para uma determinada história, neste caso, A Chapeuzinho Vermelho. As falas que seguiram a leitura das obras não demonstraram, durante as sessões de leitura, uma interação mais expressiva com os protocolos de leitura. Por outro lado, suscitaram questionamentos para futuros estudos sobre o quanto os elementos textuais dispostos nas obras eram conhecidos dessas crianças.

 

Palavras-chave: Leitura. Literatura Infantil. Protocolo de leitura.  

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Publicado

23-09-2015

Como Citar

Collet, I. B., & Dalla Zen, M. I. H. (2015). Protocolos de leitura em foco: percepções a partir de atos de leitura. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 121–140. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/501