EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FACILITADORES
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5012Palavras-chave:
Capacitação profissional, Mentores, Educação continuada, Sistema Único de Saúde (SUS), Educação profissional em saúde pública.Resumo
A aplicação da Educação Permanente em Saúde (EPS) solicita a interlocução de um facilitador cuja ação repercute na efetividade da Política de EPS. O objetivo desta pesquisa foi analisar as atuais concepções e práticas dos facilitadores de Educação Permanente formados pelo Curso de Formação de Facilitadores em EPS por uma agência parceira oficial do governo. Tratou-se de uma pesquisa de campo exploratória descritiva com abordagem quanti-qualitativa, com 31 indivíduos que anteriormente concluíram satisfatoriamente o curso, afim de se avançar em seus processos de capacitação. Os resultados alternam entre concepções adequadas e superficiais, confusão de modelos pedagógicos e apontam distância entre a teoria e a prática. Sugere-se que a formação de facilitadores de educação permanente para o Sistema Único de Saúde seja seguida por processos pedagógico e avaliativo constantes a fim de assegurar o desenvolvimento desta prática.
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