Violência escolar em foco: percepções e encaminhamentos de professores e gestores

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Autores

  • Juliane Pivetta Ferro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Violência, Violência Escolar, Cotidiano Escolar.

Resumo

Ao considerarmos que as relações de poder se mantêm por meio da articulação, do diálogo coletivo e crítico sobre a prática, este estudo tem por finalidade compreender como professores e gestores identificam a ocorrência da violência no ambiente escolar e quais ações são utilizadas para minimizá-la. Acreditamos que a desarticulação entre professores/gestores/comunidade escolar contribuam para o acirramento dos ânimos e, consequentemente a geração de violência. A pesquisa investiga o fenômeno da violência escolar em uma instituição da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, no município de Paranaíba, sendo esta desenvolvida por meio de estudo de caso e realizada em dois momentos. No primeiro, realizamos a fundamentação teórica para melhor compreensão dos aspectos relacionados à dinâmica da violência escolar. No segundo, foi realizada análise do regimento interno escolar e da estrutura física e humana e, consequentemente a aplicação e análise de questionários semi estruturados aos professores e gestores da unidade escolar e análise do livro de ocorrências do ano letivo de 2012. Possibilitando a compreensão de que professores e gestores identificam o fenômeno da violência no ambiente escolar por meio da violência explícita, sendo estas manifestações descritas como violência verbal e física, evidenciando o desconhecimento por parte dos entrevistados sobre a violência psicológica, o abuso de poder e a violência institucional. Embora os professores e gestores identifiquem o fenômeno da violência no cotidiano escolar, verifica-se a não existência em seu Projeto Político Pedagógico de projeto ou atividades desenvolvidas com a comunidade escolar para a cultura da não violência. Deste modo, utilizam o diálogo de orientação em caso de ocorrência de violência, sendo esta uma medida paliativa e não preventiva. Logo, destacamos a relevância de desenvolver um trabalho coletivo entre toda comunidade escolar, com vistas à cultura da não violência

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Publicado

02-05-2014

Como Citar

Ferro, J. P. (2014). Violência escolar em foco: percepções e encaminhamentos de professores e gestores. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 251. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/502

Edição

Seção

Dissertações Defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação (UEMS/Paranaíba)

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