Da relação corpo-sol à relação corpo-experiência vivida, uma leitura da orientação espacial na geografia de dona benta

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Autores

  • Filipe Rafael Gracioli UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro.
  • João Pedo Pezzato UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro.

Palavras-chave:

experiência, espaço geográfico, orientação espacial, Monteiro Lobato

Resumo

Entendendo que a relação estabelecida entre a Geografia científica e outros saberes, como o da literatura, pode nos levar a repensar as relações humanas com o espaço, trazemos este texto. Concebido a partir dos detalhes de uma narrativa da literatura infantil, chama-nos a atenção um ponto particular de sua textualidade ao tratar da concepção de localização e de orientação no espaço geográfico. Reformulando um tema clássico do ensino de Geografia, dado pela relação corpo humano-astro celeste, Monteiro Lobato imprime originalidade ao abordar a orientação espacial, a do corpo humano-experiência de vida, provocando um processo de repensar o lugar pela experiência geográfica do espaço. Considerando que a experiência individual leva à revisão de paradigmas e de tradicionalismos, discutimos uma proposta que não vem para negar o que já foi construído, mas para fazer repensar o devir.

 

Palavras-chave: Experiência. Espaço geográfico. Orientação espacial. Literatura Infantil.

Biografia do Autor

Filipe Rafael Gracioli, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro.

Título de mestre em Educação (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus Rio Claro. Graduado em Geografia pela mesma instituição, nas modalidades licenciatura (2010) e bacharelado (ênfase em Análise Sócio-Espacial e Planejamento Territorial - 2011). Realizou estágio master na Universidad de Santiago de Compostela - USC, Galicia, España (2013) junto à Facultade de Filoloxía. Desenvolve trabalhos com a temática Geografia e Literatura, investigando as noções de nacionalismo e de identidade nacional expressadas por meio do conhecimento geográfico da narrativa da obra Geografia de Dona Benta (1935) de Monteiro Lobato e da produção literária didática para o ensino escolar correspondente (1889-1930). Atualmente investiga as relações entre a produção literária infantil de caráter geográfico e a produção de obras didáticas escolares de Geografia da Espanha do início do século XX.Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6499005110577215

João Pedo Pezzato, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro.

Graduação em Geografia, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado e e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995/2001). Entre 2010 e 2011 realizou Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela USC Galícia, Espanha. Atualmente é professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro e cadastrado nos Programas de Pós-Graduação em Educação (IB/Depto de Educação) e em Geografia (IGCE/Depto de Geografia). Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: 1) Cultura, Memória e Sociedade (PUC-MG), 2) Geografia e Cartografia Escolar, 3) Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem, Expêriencia e Formação. Entre os principais temas de estudo, destacam-se: Ensino de Geografia, Memória e Ensino de Geografia, História da Geografia Escolar e Geografia e Currículo.

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Publicado

06-11-2014

Como Citar

Gracioli, F. R., & Pezzato, J. P. (2014). Da relação corpo-sol à relação corpo-experiência vivida, uma leitura da orientação espacial na geografia de dona benta. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(12), 67–80. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/506