Possibilidades da Utilização de TIC’s no Contexto da EPT: Um Estudo Aplicado ao Curso Técnico em Mineração
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5072Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Ensino-aprendizagem, Smartphones.Resumo
A utilização das TICs tem crescido consideravelmente em meio a sociedade da informação, podendo ser empregadas nas mais diversas esferas da existência humana, inclusive para área da educação. A Educação Profissional e Tecnológica se destaca devido aos desafios históricos enfrentados para sua expansão e consolidação em território nacional. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de investigar como os alunos da EPT têm utilizado as TICs em sala de aula, especialmente os smartphones. Para tanto, foi aplicado um questionário aos alunos de uma turma do curso Técnico em Mineração do Campus Catalão do IF Goiano. Entre os resultados, prevalece o perfil de alta utilização das TICs cotidianamente, para diversos fins inclusive apoiando o processo de ensino-aprendizagem. Os participantes destacaram como alguns dos principais usos para as TICs: assistir videoaulas, realizar pesquisas escolares e fazer a leitura de materiais didáticos. Entretanto, também foi relatado que poucos professores utilizam smartphones com fins educativos durante as aulas, o que se apresenta como um possível campo de pesquisa futuro.
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