Aprendendo e ensinando além da fronteira acadêmica: desenvolvendo atividades no contexto da cultura participativa

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Autores

  • Mariana Pícaro Cerigatto Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5075

Palavras-chave:

Linguagens midiáticas, Metodologias ativas, Movimento maker, Cultura participativa

Resumo

Pesquisas recentes mostram que as novas gerações aprendem mais de forma colaborativa, por meio das tecnologias e de maneira personalizada. Esse comportamento influencia metodologias de ensino e aprendizagem, como a aprendizagem baseada em equipes e a Sala de Aula Invertida. Pode-se, ainda, aliar a essas metodologias o ambiente da cultura participativa, que possui uma nova lógica de comunicação, produção e consumo de conteúdos, e também o movimento maker, que valoriza a experimentação e a autonomia do estudante no aprendizado. A partir disso, apresenta-se uma pesquisa de desenvolvimento, que esmiúça uma proposta didática em âmbito universitário, com o intuito de tornar os conhecimentos teóricos mais acessíveis por meio de linguagens midiáticas contemporâneas, e desenvolver habilidades ligadas à cultura de redes, como a habilidade transmídia. Como produto de pesquisa, são gerados vídeos que fazem a interface entre conhecimento científico e a cultura participativa.  O trabalho apresenta o percurso dessa pesquisa empírica, que também inclui coleta de dados por meio de roteiros de entrevistas e análise de conteúdo. Pôde-se concluir que as atividades empolgaram a maioria dos alunos, que relatou um envolvimento mais significativo com o conteúdo estudado a partir da elaboração dos vídeos que foram disponibilizados no Youtube.

Biografia do Autor

Mariana Pícaro Cerigatto, Universidade Tiradentes

Jornalista, doutora em Ciência da Informação. Docente titular do Programa de Pós Graduação em Educação (PPED), na linha de Educação e Comunicação, da Universidade Tiradentes.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

Cerigatto, M. P. (2021). Aprendendo e ensinando além da fronteira acadêmica: desenvolvendo atividades no contexto da cultura participativa. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5075