Aprendendo e ensinando além da fronteira acadêmica: desenvolvendo atividades no contexto da cultura participativa

Visualizações: 147

Autores

  • Mariana Pícaro Cerigatto Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5075

Palavras-chave:

Linguagens midiáticas, Metodologias ativas, Movimento maker, Cultura participativa

Resumo

Pesquisas recentes mostram que as novas gerações aprendem mais de forma colaborativa, por meio das tecnologias e de maneira personalizada. Esse comportamento influencia metodologias de ensino e aprendizagem, como a aprendizagem baseada em equipes e a Sala de Aula Invertida. Pode-se, ainda, aliar a essas metodologias o ambiente da cultura participativa, que possui uma nova lógica de comunicação, produção e consumo de conteúdos, e também o movimento maker, que valoriza a experimentação e a autonomia do estudante no aprendizado. A partir disso, apresenta-se uma pesquisa de desenvolvimento, que esmiúça uma proposta didática em âmbito universitário, com o intuito de tornar os conhecimentos teóricos mais acessíveis por meio de linguagens midiáticas contemporâneas, e desenvolver habilidades ligadas à cultura de redes, como a habilidade transmídia. Como produto de pesquisa, são gerados vídeos que fazem a interface entre conhecimento científico e a cultura participativa.  O trabalho apresenta o percurso dessa pesquisa empírica, que também inclui coleta de dados por meio de roteiros de entrevistas e análise de conteúdo. Pôde-se concluir que as atividades empolgaram a maioria dos alunos, que relatou um envolvimento mais significativo com o conteúdo estudado a partir da elaboração dos vídeos que foram disponibilizados no Youtube.

Biografia do Autor

Mariana Pícaro Cerigatto, Universidade Tiradentes

Jornalista, doutora em Ciência da Informação. Docente titular do Programa de Pós Graduação em Educação (PPED), na linha de Educação e Comunicação, da Universidade Tiradentes.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Apresentação. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Orgs - Lilian Bacich, José Moran .Porto alegre: Penso Editora, 2017.

AUSUBEL, D. P. Psicología educativa. Un punto de vista cognoscitivo. México: Ed. Trillas, 1976.

BAWDEN, D. Revisión de los conceptos de alfabetización informacional y alfabetización digital.. Anales de Documentación, v.5 , pp. 361-408, 2002.

BARBOSA, Jonei Cerqueira; OLIVEIRA, Andrea Maria Pereira. Por que a pesquisa de Desenvolvimento na Educação Matemática? Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Vol. ,Número Temático, 2015.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, set./dez. 2009.

BLIKSTEIN, P. Digital fabrication and ‘making’in education: The democratization of invention. FabLabs: Of machines, makers and inventors”, p. 1-21, 2013.

CASE, D. O. Looking for Information: A Survey of Research on Information Seeking, Needs, and Behavior. Amsterdam: Elsevier; Academic Press, 2007.

DEWEY, J. Democracia e educação . São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia : saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GERALDI, Luciana Maura Aquaroni; BIZELLI, José Luís. Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v .1, n. 18, 2017.

JENKINS, Henry. Textual Poachers: television fans & participatory culture. Nova York: Routledge, 1992.

______. Fans, bloggers, and gamers: exploring participatory culture. New York: New York University Press, 2006.

JENKINS, Henry. et al Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education For the 21st Century. Chicago: The MacArthur Foundation, 2006.

LEMOS, André. A crítica da crítica essencialista da cibercultura. Matrizes, n. 9, v. 1, p. 29-51, 2015. Disponível em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/575/pdf_3. Acesso em: 09 dez de 2016.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2003.

LIBÂNEO, J.C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2006.

MILNE, A.; RIECKE, B.; ANTLE, A. Exploring Maker Practice: Common Attitudes, Habits and Skills from Vancouver’s Maker Community. Studies, n. 19, v. 21, 2014.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

OLANI, Gilberto et al. Inovações metodológicas para o ensino e aprendizagem na Cultura Digital. Inova Educ, Campinas, n. 3, p.01-16, 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2018.

PIAGET, Jean. A Construção do Real na Criança. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

RIFKIN, Jeremy. A Terceira Revolução Industrial – Como o poder lateral está transformando a energia, a economia e o mundo. São Paulo: M. Books do Brasil, 2011.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens Líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTOS, J. C. F. dos. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.

TAPSCOTT, Don. Grown up digital. Nova Jersey: McGraw-Hill, 2008.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Orgs - Lilian Bacich, José Moran. Porto alegre: Penso Editora, 2017.

VIANA, Gilmar José. A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar. 2014. 41 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5543/1/MD_EDUMTE_VII_2014_55.pdf. Acesso em: 4 abr. 2020

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

Cerigatto, M. P. (2021). Aprendendo e ensinando além da fronteira acadêmica: desenvolvendo atividades no contexto da cultura participativa. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5075