Terra de indígenas e não indígenas: um olhar sobre os descendentes Cariri e Paiaiás da Missão do Sahy

Visualizações: 933

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5076

Palavras-chave:

Descendente Indígena. Diáspora. Hibridismo. Identidade.

Resumo

Este trabalho versa sobre os processos identitários de um grupo de descendentes indígenas da comunidade Missão do Sahy, no Município de Senhor do Bonfim, BA. O objetivo da investigação foi analisar, a partir das narrativas, como os processos de atribuição da identidade conduziram o (não) pertencimento étnico dos descendentes indígenas da localidade. Na orientação teórica utilizamos formulações epistemológicas acerca da “misturação dos índios”, do hibridismo cultural e da diáspora. No campo metodológico as análises qualitativas do estudo de caso foram possibilitadas pela relação dialógica entre pesquisadores e objeto de estudo, a partir da valorização das respostas obtidas, assim, foi possível construir a imbricação da historiografia, dos pressupostos teóricos e das narrativas orais. Os resultados revelaram que aos indígenas diversas identidades foram atribuídas em diferentes épocas e contextos, essa atribuição gerou uma desconstrução das identidades que se deu por meio de um processo de “misturação” e pelo hibridismo cultural. Por meio das formulações acerca da diáspora, concluímos que as novas identidades no plano cultural vêm se constituindo numa dinâmica de produção e autoprodução, onde os descendentes assumem não só o seu pertencimento, mas também buscam meios para se afirmarem como comunidade descendente dos indígenas Cariri e Paiaiás.

Biografia do Autor

Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Pedagoga, com Doutorado e Mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

É Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), atuando na Licenciatura em Educação do Campo. Na UFRB, atuou anteriormente na Pró-Reitoria de Graduação, coordenando o Núcleo de Formação para Docência no Ensino Superior (NUFORDES) e presidindo o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério a Educação Básica. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB). Anteriormente atuou como docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus de Senhor do Bonfim/BA, quando exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Foi docente da Faculdade Maria Milza (FAMAM) e atuou em instituições de educação básica. Suas pesquisas perpassam pela constituição dos processos identitários de comunidades indígenas, quilombola e campesinas. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Culturas e Identidades, Culturas de Infâncias e Formação de Professores, áreas temáticas sobre as quais possui livro e artigos publicados de sua autoria e em coautoria.

Kleber Peixoto de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduado em Pedagogia (1996) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Na mesma instituição realizou sua Especialização em Educação (2004) e Mestrado em Educação (2006). É doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Portugal, em parceira com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi docente na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Faculdade Maria Milza (FAMAM), nesta última foi coordenador do curso de Pedagogia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde desenvolve atividades docentes/investigativas no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), sendo professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo, curso através do qual foi coordenador do subprojeto Tecendo Saberes e Constituindo a Docência no Contexto do Campo, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID-DIVERSIDADE CAPES/MEC). Como membro do Núcleo de Pós-Graduação em Educação do Campo da UFRB orientou e compôs bancas examinadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, também vem participando dos eventos organizados pelo Núcleo e por outras instituições que desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão em Educação do Campo. Dentre as áreas de atuação docente e de pesquisa a Educação Especial Inclusiva aparece com certo destaque, pois, ministra componente curricular e desenvolve a pesquisa de doutorado nessa área. É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA/CETENS/UFRB), através do qual foi indicado para uma Missão de Estudo (Março a Setembro de 2017) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal.

Referências

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CARTA. A Carta, de Pero Vaz de Caminha. Fonte: Carta a El Rei D. Manuel. Dominus: São Paulo, 1963. Disponível em http://www.bibvirt.futuro.usp.br . Acesso outubro de 2012.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

_______________. Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidade. São Paulo: Brasiliense: EDUSP, 1986.

DA PAZ, Maria Glória. Histórias e educação de mulheres remanescentes de Missão do Sahy. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Cincias Sociais Aplicadas. Natal: 2009.

HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Relatório Técnico sobre Missão do Sahy. 7ª Superintendência Regional, Salvador, BA. 2008.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 6ª Ed. São Paulo: EPU, 2003.

MONTAGNER, Delvair. Construção da etnia Náwa. Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Brasília, v.4, n.1, p. 33-108, jul. 2007.

NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do ocidente. Minc-Funarte/Companhia das Letras, 1999.

PARAISO, Maria Hilda Baqueiro. Identidade étnica dos Xakriabá: laudo antropológico. Brasília: FUNAI, 1987.

SANTOS, Tatiane Patrícia da S. & GONÇALVES, Valéria Macedo. Educação familiar: os valores transmitidos para as crianças remanescentes indígenas da comunidade de aldeinha de Missão do Sahy, Bahia. Vitória, ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação – VI CBHE, 2011.

SILVA, Lourenço Pereira da. Apreciação circunstanciada do município de Senhor do Bonfim, 1906.

VYGOTSKY, L. S. O Significado Histórico da Crise da Psicologia: uma investigação metodológica. In: Teoria e método em psicologia. SP: Marins Fontes, 1996.

_______________. Obras Escogidas: Problemas del desarrollo de la psique. Volume III. Madrid: visor distribuiciones S.A., 1995. (Tradução minha)

Downloads

Publicado

18-06-2021

Como Citar

Almeida dos Santos Souza, L. D., & Peixoto de Souza, K. (2021). Terra de indígenas e não indígenas: um olhar sobre os descendentes Cariri e Paiaiás da Missão do Sahy. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 532–560. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5076