Qual lugar da Arte na Educação Infantil?
Visualizações: 812DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5079Palavras-chave:
Ensino da arte, Educação infantil, Arte contemporânea, DecolonialidadeResumo
A partir de diferentes dimensões do ensino da arte, o objetivo deste artigo é refletir sobre “qual o lugar da Arte na Educação Infantil” e “como seu ensino pode ser ressignificado pela perspectiva contemporânea da arte” ao desenvolver um projeto local com crianças de 5 anos de idade. Fundamenta as reflexões em Vigotski (2007) e Bakhtin (2010), no campo da psicologia e da linguagem, respectivamente, e de autores no campo da arte como Hernandez (2007), Canton (2009), Moura (2017), Martins e Picosque (2012) e Góes (2009). Finaliza inferindo sobre a necessidade de promoção de um ensino contemporâneo de Arte, propugnando a ideia de decolonialidade e de desconstrução de que a arte se produz fora da vida das crianças.Referências
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2010. 341 p.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). 2010. Disponível em: http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf. Acesso em: 20/1/2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em: 25/7/2018.
CANTON, K. Do Moderno ao Contemporâneo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009a.
_______. Da política às micropolíticas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009b.
GÓES, M. S. As marcas da cultura nos desenhos das crianças. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, 2009.
HERNÁNDEZ, F. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
LARROSA, J. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MARTINS, M.; PICOSQUE, G. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Editora Arte por escrito/Rizoma Cultural. Content Stuff, 2012.
MOURA, E. S. Inquietações, decolonialidade e desobediência docente formação inicial de professores/as de artes visuais na América Latina. In: Revista PAPELES. Vol. 9(18), pp. 21-33. Julio-diciembre, 2017.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. Martins Fontes: São Paulo, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.