Qual lugar da Arte na Educação Infantil?

Visualizações: 408

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5079

Palavras-chave:

Ensino da arte, Educação infantil, Arte contemporânea, Decolonialidade

Resumo

A partir de diferentes dimensões do ensino da arte, o objetivo deste artigo é refletir sobre “qual o lugar da Arte na Educação Infantil” e “como seu ensino pode ser ressignificado pela perspectiva contemporânea da arte” ao desenvolver um projeto local com crianças de 5 anos de idade. Fundamenta as reflexões em Vigotski (2007) e Bakhtin (2010), no campo da psicologia e da linguagem, respectivamente, e de autores no campo da arte como Hernandez (2007), Canton (2009), Moura (2017), Martins e Picosque (2012) e Góes (2009). Finaliza inferindo sobre a necessidade de promoção de um ensino contemporâneo de Arte, propugnando a ideia de decolonialidade e de desconstrução de que a arte se produz fora da vida das crianças.

Biografia do Autor

Margarete Sacht Góes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação na linha de pesquisa Educação e Linguagens pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo, no Departamento de Linguagens Cultura e Educação, do Centro de Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino da Arte na Educação infantil (GEPAEI) e realiza pesquisas sobre o ensino da Arte para esse segmento da Educação Básica, além de produzir materiais educativos e teóricos que contribuem para a formação inicial e continuada de professores.

Referências

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2010. 341 p.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). 2010. Disponível em: http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf. Acesso em: 20/1/2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em: 25/7/2018.

CANTON, K. Do Moderno ao Contemporâneo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009a.

_______. Da política às micropolíticas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009b.

GÓES, M. S. As marcas da cultura nos desenhos das crianças. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, 2009.

HERNÁNDEZ, F. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

LARROSA, J. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MARTINS, M.; PICOSQUE, G. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Editora Arte por escrito/Rizoma Cultural. Content Stuff, 2012.

MOURA, E. S. Inquietações, decolonialidade e desobediência docente formação inicial de professores/as de artes visuais na América Latina. In: Revista PAPELES. Vol. 9(18), pp. 21-33. Julio-diciembre, 2017.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. Martins Fontes: São Paulo, 2007.

Downloads

Publicado

14-06-2023

Como Citar

Góes, M. S. (2023). Qual lugar da Arte na Educação Infantil?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5079