Qual lugar da Arte na Educação Infantil?

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5079

Palavras-chave:

Ensino da arte, Educação infantil, Arte contemporânea, Decolonialidade

Resumo

A partir de diferentes dimensões do ensino da arte, o objetivo deste artigo é refletir sobre “qual o lugar da Arte na Educação Infantil” e “como seu ensino pode ser ressignificado pela perspectiva contemporânea da arte” ao desenvolver um projeto local com crianças de 5 anos de idade. Fundamenta as reflexões em Vigotski (2007) e Bakhtin (2010), no campo da psicologia e da linguagem, respectivamente, e de autores no campo da arte como Hernandez (2007), Canton (2009), Moura (2017), Martins e Picosque (2012) e Góes (2009). Finaliza inferindo sobre a necessidade de promoção de um ensino contemporâneo de Arte, propugnando a ideia de decolonialidade e de desconstrução de que a arte se produz fora da vida das crianças.

Biografia do Autor

Margarete Sacht Góes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação na linha de pesquisa Educação e Linguagens pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo, no Departamento de Linguagens Cultura e Educação, do Centro de Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino da Arte na Educação infantil (GEPAEI) e realiza pesquisas sobre o ensino da Arte para esse segmento da Educação Básica, além de produzir materiais educativos e teóricos que contribuem para a formação inicial e continuada de professores.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Góes, M. S. (2023). Qual lugar da Arte na Educação Infantil?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5079