Ideários Pedagógicos na Educação Infantil: análises das concepções docentes

Visualizações: 227

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5082

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ideários pedagógicos, Prática docente

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa em nível de mestrado, cujo objetivo foi compreender os ideários pedagógicos que perpassam as concepções e a prática docente no campo da Educação Infantil. Partimos de uma aproximação com a prática social, fundamentada no materialismo histórico-dialético, na qual busca a compreensão do objeto de estudo em sua historicidade, percebendo seu movimento histórico, sua gênese e transformação, tendo em vista que ele é produto de complexas relações sociais engendradas de forma contraditória. A pesquisa empírica foi realizada em dois Centros de Referência em Educação Infantil do município de João Pessoa-PB, com 10 (dez) professoras que atuam nestas unidades. Para obtenção das informações, utilizamos a entrevista semiestruturada. No tocante aos resultados da investigação a concepção docente evidencia uma dicotomia entre Educação Infantil e Educação Escolar, na qual expressam ora uma prática de caráter assistencialista; ora uma educação antecipatória/preparatória. Além disso, diferentes ideários estão presentes de forma fragmentária na concepção docente, refletindo em sua prática pedagógica princípios de uma educação espontaneísta e que reforçam práticas cristalizadas no âmbito educacional.

Biografia do Autor

Mayam Andrade Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação PPGE/UFPB. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação – ÁGORA/UFPB. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I. João Pessoa – PB

Maria Das Graças de Almeida Baptista, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Associada de Filosofia da Educação do Centro de Educação da UFPB e Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ABRAMOWICZ, A. O direito das crianças à educação infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 14, n. 3 (42), p. 13-24, 2003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643858. Acesso em: 10 nov. 2018.

ARCE, A. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e o espontaneísmo: (re) colocando o ensino como eixo norteador do trabalho. In: ARCE, A; MARTINS, L. M. (org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Em defesa do ato de ensinar. 3. ed. Campinas-SP: Alínea, 2013. p. 13-36.

ARCE, A. Pedagogia da infância ou fetichismo da infância? In: DUARTE, Newton (org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. 2. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.

BAPTISTA, Maria das Graças de Almeida. Gramsci e Vigotski: da educação ativa à educação crítica. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012.

BATISTA, Eraldo Leme; LIMA, Marcos Roberto. A pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica transformadora: da consciência filosófica à prática revolucionária. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; BATISTA, Eraldo Leme (org.). Pedagogia histórico-crítica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal. Nota crítica sobre a composição de pedagogias para a educação infantil. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 83-93, set./dez. 2017. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3301

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: críticas às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2011.

FARIA, Ana Lúcia Goulart. A contribuição dos parques infantis de Mário de Andrade para a construção de uma pedagogia da educação infantil. Educação & Sociedade,Campinas, ano XX, n. 68, p.60-91, dez.1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v20n69/a04v2069.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na educação infantil, primeira etapa da educação básica. Educação& Sociedade, Campinas-SP, v. 26, n. 92, p.1013-1038. Especial. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/

v26n92a14.pdf. Acesso em: 30 jan. 2019.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2008.

GONÇALVES, Jacqueline da Silva. Pedagogia da Educação Infantil: avanços desafios e tensões. Curitiba-PR: Appris, 2015.

KISHIMOTO, Tizuko. Brincadeiras e narrativas infantis: contribuições de J. Bruner para a pedagogia da infância. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Mochida; PINAZZA, Mônica Apezzato (org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 249-275.

MACHADO, Robson. Pedagogia Libertadora e Pedagogia Histórico-Crítica: um estudo crítico de pedagogias contra-hegemônicas brasileiras. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação, 2016.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. O tema da diversidade na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; BATISTA, Eraldo Leme (org.). Pedagogia histórico-crítica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora. Campinas-SP: Autores Associados, 2012. p. 109-146.

MARTINS, Lígia Márcia. Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico cultural. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (org.). Pedagogia histórico crítica: 30 anos. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. p. 43-58.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 4. ed. São Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1996.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Mochida; PINAZZA, Mônica Apezzato (org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 13-36.

PASQUALINI, Juliana Campregher. Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista 'Julio de Mesquita Filho', Araraquara-SP, 2006.

ROCHA, E. A. C. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. 1999. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Ciências Sociais aplicada à educação, Campinas-SP, 1999.

ROCHA, E. A. C. Infância e educação: delimitações de um campo de pesquisa. Educação, Sociedade & Culturas, n.17, p.67-88, 2002. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC17/17-3.pdf. Acesso em: 20 jan. 2019.

ROCHA, E. A. C. A Pedagogia e a Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação, n. 16, jan-abr, p.27-34, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n16/n16a03. Acesso em: 20 jan. 2019.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2013a.

SAVIANI, D. Prefácio. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Ligia Marcia (org.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2. ed. Campinas-SP: Alínea, 2012c.

SAVIANI, D. Origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. 2012d. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2012/trabalhos/Demerval%20Saviani.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 1996.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

14-06-2023

Como Citar

Bezerra, M. A., & Baptista, M. D. G. de A. (2023). Ideários Pedagógicos na Educação Infantil: análises das concepções docentes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5082