Ideários Pedagógicos na Educação Infantil: análises das concepções docentes

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5082

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ideários pedagógicos, Prática docente

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa em nível de mestrado, cujo objetivo foi compreender os ideários pedagógicos que perpassam as concepções e a prática docente no campo da Educação Infantil. Partimos de uma aproximação com a prática social, fundamentada no materialismo histórico-dialético, na qual busca a compreensão do objeto de estudo em sua historicidade, percebendo seu movimento histórico, sua gênese e transformação, tendo em vista que ele é produto de complexas relações sociais engendradas de forma contraditória. A pesquisa empírica foi realizada em dois Centros de Referência em Educação Infantil do município de João Pessoa-PB, com 10 (dez) professoras que atuam nestas unidades. Para obtenção das informações, utilizamos a entrevista semiestruturada. No tocante aos resultados da investigação a concepção docente evidencia uma dicotomia entre Educação Infantil e Educação Escolar, na qual expressam ora uma prática de caráter assistencialista; ora uma educação antecipatória/preparatória. Além disso, diferentes ideários estão presentes de forma fragmentária na concepção docente, refletindo em sua prática pedagógica princípios de uma educação espontaneísta e que reforçam práticas cristalizadas no âmbito educacional.

Biografia do Autor

Mayam Andrade Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação PPGE/UFPB. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação – ÁGORA/UFPB. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I. João Pessoa – PB

Maria Das Graças de Almeida Baptista, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Associada de Filosofia da Educação do Centro de Educação da UFPB e Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Bezerra, M. A., & Baptista, M. D. G. de A. (2023). Ideários Pedagógicos na Educação Infantil: análises das concepções docentes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5082