PERCEPÇÕES DO ÁRA - TEMPO/ESPAÇO - KAIOWÁ E GUARANI

Visualizações: 405

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5086

Palavras-chave:

Ensino de História, Kaiowá e Guarani, tempo-espaço.

Resumo

O artigo apresenta aspectos de um estudo das percepções de integrantes dos Kaiowá e Guarani sobre a categoria de tempo, envolvendo estudantes vinculadas e vinculados aos cursos de Ciências Sociais e História em uma universidade pública de Mato Grosso do Sul, Brasil. A intenção foi perceber implicações da temporalidade kaiowá e guarani a partir do conceito nativo de ára - tempo/espaço, procurando entender dimensões desta temporalidade em suas narrativas históricas. A evidenciação da temporalidade kaiowá e guarani em contraposição à temporalidade histórica linear, eurocêntrica, propicia aportes para a compreensão das relações colonialistas contemporâneas que, no presente querem engendrar o futuro. O colonialismo se mantém presente e se expressa nos conteúdos escolares, a partir da naturalização das diferenças e linearidade do tempo. A metodologia para o estudo envolveu pesquisa bibliográfica e realização de oficinas com a participação de professores pesquisadores e estudantes kaiowá e guarani.

Biografia do Autor

Célia Maria Foster Silvestre, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Doutora em Ciências Sociais, docente do Curso de Ciências Sociais, ProfHistória, UEMS de Amambai, e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGAnt - UFGD.

Rodrigo Vareiro Companhoni, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.

Mestre pelo Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, UEMS, UU de Amambai. Professor na rede básica de ensino, Ponta Porã, Mato Grosso do Sul.

Referências

BENITES, Tonico. Rojeroky hina ha roike jevy tekohape (Rezando e lutando): o movimento histórico do Aty Guasu dos Ava Kaiowa e dos Ava Guarani pela recuperação de seus tekoha. 2014. 261 f. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2014.

BRAND, Antônio Jacó. O Impacto da perda da terra sobre a tradição kaiowá-guarani: os difíceis caminhos da palavra. 1997. 382 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 1997.

BRAND, Antônio Jacó. Quando chegou esses que são nossos contrários – a ocupação espacial e o processo de confinamento dos Kaiowá/Guarani no Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Revista Multitemas, n. 12. Nov. 1998.

CHAMORRO, Graciela. Terra madura, yvy araguyje: fundamento da palavra guarani. Dourados: UFGD, 2008

CRESPE, Aline. Mobilidade e Temporalidade Kaiowá: do tekoha à reserva, do tekoharã ao tekoha. 2015. 427 f. Tese (Doutorado em História). Faculdade de Ciências Humanas da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados. 2015.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Políticas culturais e povos indígenas – Uma introdução. In CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.). Políticas culturais e povos indígenas. São Paulo: UNESP, 2016.

MARTINS, José de Souza. A degradação do Outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 1997.

PEREIRA, Levi Marques. Os Kaiowá em Mato Grosso do Sul: módulos organizacionais e humanização do espaço habitado. Dourados: UFGD, 2016.

RAMÍREZ, Réne. La vida y el tiempo. Apuntes para una teoría ucrónica de la vida buena a partir de la historia reciente del Ecuador, 2018. 374 f. Tese (Doutorado em Sociologia das Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo) - Coimbra: Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. 2018.

ROSSATO, Veronice Lovato. Os resultados da escolarização entre os Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul: será o “letrao” ainda um dos nossos? 2002. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande. 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Na oficina do sociólogo artesão: aulas 2011 – 2016. São Paulo: Cortez, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista crítica de Ciências Sociais. v. 78. Outubro, 2007. p. 3 – 46.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais. v. 63, 2002. p. 237 – 80.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologia do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introducción: las epistemologías del Sur. IN CIDOB (Org.). Formas-Otras. Saber, Nombrar, Narrar, Hacer. Barcelona: CIDOB Ediciones, 9-22. (2011-12).

SERAGUZA, Lauriene. Cosmos, corpos e mulheres Kaiowa e Guarani: De aña à kuña. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados. 2013.

SILVESTRE, Célia Maria Foster. Entretempos: experiências de vida e resistência entre os Kaiowá e Guarani a partir de seus jovens. 2011. 204 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara. 2011.

SILVESTRE, Célia Maria Foster; CACCI-BAVA, Augusto. Entretempos: experiências de vida e resistência entre os Kaiowá e Guarani a partir de seus jovens. Jundiaí: Paco, 2017.

SILVESTRE, Célia Foster; CRESPE, Aline Castilho. Tekohá, nhande reko, kokue: o território como condição para a produção de alimentos e do modo de vida bom e belo entre os Guarani e Kaiowá. In: PEREIRA, Levi Marques; SILVESTRE, Célia Foster; CARIAGA, Diógenes Egídio. Saberes, sociabilidades, formas organizacionais e territorialidades entre os Kaiowá e Guarani em MS. Dourados: UFGD, 2018. Disponível em http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2436/1/saberes_sociabilidades_formas_organizacionais_e_territorialidades_entre_os_kaiowa_e_os_guarani_em_ms.pdf. Acesso em 20 de abril de 2020.

TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

Foster Silvestre, C. M., & Vareiro Companhoni, R. (2021). PERCEPÇÕES DO ÁRA - TEMPO/ESPAÇO - KAIOWÁ E GUARANI. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5086