CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO IFPB/CAMPUS SOUSA

Visualizações: 457

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5088

Palavras-chave:

CTS, PIEARCTS, Interdisciplinaridade, Ciência

Resumo

A ciência vista como acima do bem ou do bom é uma crença ingênua, da mesma forma, compreender a influência da ciência/tecnologia na sociedade e vice-versa é um processo que caracteriza o campo de atuação do ensino CTS. Com essa premissa, desenvolveu-se uma atividade reflexiva interdisciplinar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB/Campus Sousa) com um grupo de alunos do curso Técnico em Agropecuária e três professores especialistas em Sociologia, Psicologia e Ciências a partir da exibição do filme Planeta dos Macacos: a origem. Ante e pós-atividade, professores e alunos foram convidados a responder as sentenças 20511 e 40421 do COCTS (Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad) para conhecer como entendiam esta tríade. Após análise, fundamentada na visão CTS, observou-se índices atitudinais dispares entre alunos homens 0e mulheres, professores e alunos e entre os próprios alunos pré e pós-atividade.

Biografia do Autor

Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro/ Campus Maracanã (CEFET/RJ), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)/ Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)/ Campus Campina Grande. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação e Pós-Modernidade (GEPEP), do Grupo de Estudos em Educação Popular, Linguagem e Inclusão (GEEPLIN) e do Grupo de Pesquisa em Ensino do Ciências e Representações Sociais (EDUCIRS). Desenvolve pesquisas sobre a memórias, inclusão, saberes e práticas das pessoa idosa na sociedade por meio da Educação Matemática e de um envelhecimento bem sucedido na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)/ Campus Sousa e Professor convidado das Faculdades Integradas de Patos (FIP). Pesquisador e extensionista nas áreas de Educação Matemática, Bioconstrução e Saúde Pública sobretudo nos temas de Psicologia Educacional, Arquitetura Sustentável e Saúde Coletiva, também é Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)/ Centro de Formação de Professores (CFP)/ Campus Cajazeiras, onde desempenhou as funções de Presidente do Centro Acadêmico de Matemática (CAMAT) por três anos consecutivos, nesta mesma perspectiva foi membro, por igual período, do Colegiado da Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza (UACEN) e do Conselho do Curso de Licenciatura em Matemática. Pós-Graduado Lato Sensu em Educação Matemática, em curso de especialização pela Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP)/ Instituto Superior de Educação de Cajazeiras (ISEC). Durante seu percurso acadêmico desenvolveu projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação universitária em parceria com Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PROBEXT), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC/EM) no IFPB/ Campus Cajazeiras; e com o Programa Institucional de Monitoria - PRÓ Licenciatura (PROLICEN) e o Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) / Subprojeto de Matemática na UFCG/CFP. Ainda é formado em Técnico de Edificações pelo IFPB/ Campus Cajazeiras e tem publicações, seja como autor ou coautor, em periódicos e trabalhos acadêmicos regionais, nacionais e internacionais como de modo a promover a popularização científica e educacional da sociedade contemporânea. Outras áreas de interesse: Tendencias da Educação Matemática, Modelagem Matemática e Projetos de Edificações Sustentáveis.

Alcina Maria Testa Braz da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ FE-UFRJ, Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais/ COPPE-UFRJ, com bacharelado em Física/IF-UFRJ, e Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/FAE-UFMG. Atualmente é docente e pesquisadora do CEFET-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), credenciada como permanente no Programa institucional de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência, Tecnologia e Educação/PPCTE, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Educação e Psicologia Social, com ênfase em Educação em Ciências e Representações Sociais, nos temas: Natureza da Ciência (representações científicas e socioculturais); Cultura Científico-tecnológica, contextos formativos e práticas docentes (presencial, on line e blended); Processos inclusivos; Metodologias de análise. Investigadora da Rede OINVES.net 2013-2017 (OBSERVATORIO IBEROAMERICANO PARA LA INVESTIGACIÓN DE LA DIDÁCTICA UNIVERSITARIA EN RED: CIAFIC-Argentina; CEFET/RJ e IFRJ-Brasil; Universidade de Lisboa-Portugal), Coordenadora institucional do Núcleo RJ do Projeto em Rede 17683_OBEDUC_2013-2017 (OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO/ Edital 2012/CAPES-INEP- IMPACTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA/ UFMG-UERJ-CEFET/RJ-IFRJ-UFRGS). Investigadora partner do GT Representações Sociais da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia)/ 2010-2020. Coordenadora do Laboratório de Educação em Ciências e Representações Sociais (EDUCIRS) no CEFET-RJ: http://educirs.webnode.com/ e do Projeto de pesquisa (EDITAL UNIVERSAL CNPQ 2018/ VIGÊNCIA: 2019-2022): CULTURA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NOS CONTEXTOS FORMATIVOS CONTEMPORÂNEOS. Membro desde 2010 e vice-presidente (2019-2021) da Associação Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ABRAPEC).

Alvaro Chrispino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Alvaro Chrispino é Doutor (16/03/2001) e Mestre em Educação (1992) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Pós-doutorado em Administração Pública pela FGV/EBAPE. Professor de Química na Educação Básica desde 1981. Professor Titular ("Senior") do CEFET/RJ, atuando no Ensino Médio desde 1992 e na pós-graduação desde 2003 (Mestrados e Doutorados). Secretário Municipal de Planejamento (2019) e de Educação (2020) de Teresópolis/RJ. Possui 14 livros e mais de 100 artigos em periódicos especializados na área de Educação, Políticas Públicas e Ensino de Química/Ciências. Atualmente participa de projetos de pesquisa internacionais e é líder de grupo de pesquisa/CNPq CTS e Educação. As áreas de sua produção: políticas públicas e gestão de sistemas educacionais, CTS-ciência-tecnologia-sociedade e mediação de conflitos. É Fellow da IUPAC - International Union Pure and Apllied Chemistry. Ocupou diversas funções públicas, entre elas a de Coordenador do PPECM-Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (2010/2011), "Pró-Reitor" de Gestão Estratégica do CEFET/RJ (2011/2013), Coordenador do PPCTE-Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação - CAPES 5 (Doutorado e mestrado 2014/2018), Subsecretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009), Subsecretário de Estado de Educação do Distrito Federal (2007) e do Estado do Rio de Janeiro (1997/98) e Diretor Científico do CECIERJ (1995/1996). Foi membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (1997/98), do Distrito Federal (2007) e da Cidade do Rio de Janeiro (2009). É Editor Associado da revista Educacion Química (UNAM-México) e membro de conselhos consultivos/editoriais de periódicos (nacionais e internacionais) na área da Educação e do Ensino. Membro da Comissão Diretora da AIA-CTS - Associação Iberoamericana de CTS no Ensino e Editor do Boletim da AIA-CTS.

Referências

AIKENHEAD, G. S. Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS): una buena idea como quiera que se le llame. Educación Química 16 [2], abril de 2005. Disponível em: http://garritz.com/educacion_ quimica/162-aik.pdf. Acesso em: 30 de jan. de 2020.

AIKENHEAD, G. S.; RYAN, A. G.; FLEMING, R. W. VOSTS — Views on Science-Technology-Society. Canada: University of Saskatchewan, 1989.

BENNÁSSAR ROIG, A. et al. Metodología del Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes Relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad (PIEARCTS). In: ROIG, A. B. et al. Ciencia, Tecnología y Sociedad en Iberoamérica: una evaluación de la comprensión de la naturaleza de Ciencia y Tecnología. 2010.

CHRISPINO, A. Introdução aos Enfoques CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – na Educação e no Ensino. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 2017.

DASCAL, M. Three types of polemical exchanges. In: Types of polemics and types of polemical moves. 2012. Disponível em: https://www.tau.ac.il/humanities/philos/dascal/papers/pregue.htm. Acesso em: 30 de jan. de 2020.

DIAS, K. L.; SANTOS, L. O. dos; ARANHA, A. L. B. Consequências do movimento antivacina na saúde infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 03, Vol. 02, p. 148-159. Março de 2019. ISSN: 2448-0959.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FREIRE, P. À Sombra Desta Mangueira. 11. ed. Rio de Janeiro/RJ: Paz e Terra, 2013.

GORDILLO, M. M.; RAMÍREZ, R.A.; ÁLVAREZ, A.C.; GARCÍA, E.F.; GALBART, J.C.G.; PORTILLA, C.L.; MARCOS, M.R. Controversias Tecnocientíficas. Diez casos simulados sobre ciencia, tecnología, sociedad y valores. Colección Educación en valores. OEI (Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura). Diciembre de 2006.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

HESS, D. E. Controversy in the classroom the democratic power of discussion. New York: Ed. Routledge, 2009.

LIMA, L. F. ; SANTOS, A. G. F. ; D’ESCOFFIER, L. N. ; SANTOS, T. C. ; CHRISPINO, A.. A Interdisciplinaridade em CTS: um estudo da produção científica voltada para o ensino de ciências com análise bibliométrica e de redes. REVISTA ELETRÔNICA DEBATES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, v. 8, p. 20-54, 2018.

MELO, T. B.; ALBUQUERQUE, M. B.; CHRISPINO, A.. Controvérsias e CTS: analisando os textos da produção científica em Ensino CTS no Brasil. INDAGATIO DIDACTICA, v. 11, p. 253-265, 2019.

REIS, P. Controvérsias Sócio-Científicas: discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de Ciências da Terra e da Vida (Tese de Doutorado). Lisboa: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2004.

REIS, P. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sociocientíficas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 3(1), 1-10, 2013.

REIS, P. A educação em direitos humanos através da discussão e ação sociopolítica sobre controvérsias sociocientíficas e socioambientais. In: OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. (Coord.). Tecendo diálogos sobre direitos humanos na educação em ciências (p. 305-318). São Paulo: Livraria da Física, 2016.

REIS, P. Ciência e Controvérsia. Editorial. REU, Sorocaba, v. 35, n.2, p. 09-15, 2009. Disponível em https://www.academia.edu/980354/CIÊNCIA_E_CONTROVÉRSIA. Acesso em: 30 de jan. de 2020.

SANTOS FILHO, J. C. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, José Camilo; GAMBOA, Sílvio Sanchez (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.

SILVEIRA, A. P. de C. ; SANTOS, T. C. ; Chrispino, A. uma análise do conceito de interdisciplinaridade no ensino CTS brasileiro. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 9, p. 166-182, 2019.

VÀZQUEZ A., Á. ; MANASSERO M., M. A.; PORRO, S.; VALLÉS R., C. ; CHRISPINO, A.; MACIEL, M. D. ; SEPINI, R. P. Investigaciones cooperativas iberoamericanas sobre Ciencia-Tecnología-Sociedad. Dos proyectos ejemplares sobre evaluación y enseñanza de temas concretos de ciencia-tecnología-sociedad. Revista Iberoamericana de Educación (Impresa), v. 61, p. 77-95, 2013.

VÀZQUEZ A., Á.; MACIEL, M. D. ; CHRISPINO, A. ; MANASSERO M., M. A.. A Compreensão dos temas de Ciência, Tecnologia e Sociedade no Brasil: análise comparativa com outros países do PIEARCTS. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. 1ed.Brasilia: Editora Universidade de Brasília, 2011, v. 1, p. 211-240.

VÀZQUEZ, Á.; MANASSERO, M. A.; ACEVEDO, J, A, E ACEVEDO-ROMERO, P.; Consenso Sobre a Natureza da Ciência: a ciência e a tecnologia na sociedade. Química Nova na Escola, nº 27, fevereiro 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/07-ibero-6.pdf. Acesso em: 30 de jan. de 2020.

VÀZQUEZ-ALONSO, A.; MACIEL, M. D.; CHRISPINO, A.; MANASSERO, M. A. A compreensão dos temas de ciência, tecnologia e sociedade no Brasil: análise comparativa com outros países do PIEARCTS. In: WILDSON, L. P. dos S.; AULER, D. (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. 1 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, v. 1, p. 211-240, 2011.

WAZECK, M. Marginalization processes in science: the controversy about the theory of relativity in the 1920s. Social Studies of Science, 43(2), 163-190, 2013.

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

Silva Mangueira, R. T. da, Testa Braz da Silva, A. M., & Chrispino, A. (2021). CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO IFPB/CAMPUS SOUSA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5088