Softwares: um ensaio envolvendo o uso e benefícios em aula de matemática

Visualizações: 487

Autores

  • Wagner Marcelo Pommer uninove
  • Clarice Peres Carvalho Retroz Pommer Escola de Aplicação da FEUSP

Palavras-chave:

Interatividade, complementaridade, softwares educativos, ensino de Matemática.

Resumo

A ferramenta computacional já penetrou no espaço de sala de aula. É usual dizer que o computador possibilita uma interação mais vivaz e entusiasmada do aluno. A proposta deste ensaio é estabelecer um paralelo entre a ferramenta computacional e a possibilidade de articular competências e conhecimentos no ciclo básico, pilares estruturadores da sociedade atual. Machado (2004) pondera que o computador é um meio para a realização dos projetos escolares. Particularmente, o uso de softwares computacionais na sala de aula possibilita a interatividade, devendo ser acompanhada e valorizada pela reflexão e pela ação complementar que promovam desafios. A interatividade e a complementaridade, processos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, viabilizados num recorte proporcionado pelo ambiente informático, constituem-se como elementos essenciais para valorizar o conhecimento, possibilitando a imersão numa dimensão qualitativa e criteriosa, de modo a se efetivar o desenvolvimento de competências básicas.

 

Palavras-chave: Interatividade. Complementaridade. Softwares educativos. Ensino de Matemática.

Biografia do Autor

Wagner Marcelo Pommer, uninove

Sou bacharel em Engenharia Mecânica pela Univ Mackenzie (1983) e em Física pela PUC/SP (1996). Tenho especialização em Matemática, pela Univ São Judas Tadeu (1995), mestrado acadêmico em Educação Matemática (PUSP, 2008) e doutorado em Educação (FEUSP, 2012)Minha experiência em pesquisas se situa nos seguintes temas: Teoria Elementar dos Números e Matemática Discreta, principalmente nos temas 'Equação Diofantina Linear', 'Frações Contínuas' e 'Números Irracionais'. Na parte metodológica, o enfoque envolve a Engenharia Didática, a Metacognição, o Grupo Focal e os Núcleos de Significação.

Downloads

Publicado

06-11-2014

Como Citar

Pommer, W. M., & Pommer, C. P. C. R. (2014). Softwares: um ensaio envolvendo o uso e benefícios em aula de matemática. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(12), 48–66. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/509