Sujeito, discurso e ideologias em relação à diversidade sexual nas escolas
Visualizações: 487Resumo
Inúmeras políticas e ações são elaboradas, nos últimos anos, no sentido de consolidação da escola enquanto espaço inclusivo, no sentido de abrigar todas as diferenças e valorizar a diversidade. Em relação à homossexualidade, é fato que o cenário discursivo despreza o reconhecimento dos sujeitos, articulando-se com modos sutis de discriminação por meio de discursos pseudo-inclusivos de reconhecimento da diversidade sexual, enquanto que as práticas homofóbicas só têm aumentado. Nesse sentido, temos como tarefa primeira, discutir sobre a concepção de linguagem aqui explanada, para entendermos as possibilidades dos efeitos de sentido, destrutivos e/ou construtivos, que as ações discursivas dos sujeitos da escola refratam na realidade dos estudantes. Este texto propõe descortinar os efeitos de sentidos do discurso em relação à homossexualidade, destacando por meio da análise das condições de sua produção a ideologia de exclusão que depreciam o sujeito homossexual, atuando principalmente sobre as escolas.
Palavras-chave: Discurso. Ideologia. Escola. Homossexualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.