Sujeito, discurso e ideologias em relação à diversidade sexual nas escolas

Visualizações: 470

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • José Antonio de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Inúmeras políticas e ações são elaboradas, nos últimos anos, no sentido de consolidação da escola enquanto espaço inclusivo, no sentido de abrigar todas as diferenças e valorizar a diversidade. Em relação à homossexualidade, é fato que o cenário discursivo despreza o reconhecimento dos sujeitos, articulando-se com modos sutis de discriminação por meio de discursos pseudo-inclusivos de reconhecimento da diversidade sexual, enquanto que as práticas homofóbicas só têm aumentado. Nesse sentido, temos como tarefa primeira, discutir sobre a concepção de linguagem aqui explanada, para entendermos as possibilidades dos efeitos de sentido, destrutivos e/ou construtivos, que as ações discursivas dos sujeitos da escola refratam na realidade dos estudantes. Este texto propõe descortinar os efeitos de sentidos do discurso em relação à homossexualidade, destacando por meio da análise das condições de sua produção a ideologia de exclusão que depreciam o sujeito homossexual, atuando principalmente sobre as escolas.

 

Palavras-chave: Discurso. Ideologia. Escola. Homossexualidade.

Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba, em nível de Mestrado. Assistente Social e Pedagogo. Coordenador do CRAS de Ilha Solteira/SP. Docente do Curso de Serviço Social das Faculdades AEMS, em Três Lagoas/MS.

Downloads

Publicado

06-11-2014

Como Citar

Oliveira da Silva, F. G., & de Souza, J. A. (2014). Sujeito, discurso e ideologias em relação à diversidade sexual nas escolas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(12), 94–109. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/511