Violência contra crianças com deficiência

Visualizações: 931

Autores

  • Andréia Soares Pina Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

As crianças com deficiência que estão chegando às escolas têm recebido olhares desconfortantes e preconceituosos. Com essa constatação é que se intencionou realizar uma pesquisa para compreender a relação entre deficiência e violência no espaço escolar, a partir dos resultados de pesquisas realizadas na área da Educação Especial. O estudo iniciou com a revisão bibliográfica e o mapeamento de artigos em revistas especializadas da área de Educação Especial, na sequência, a análise, observando as revelações dos pesquisadores sobre o tema. Os resultados da pesquisa evidenciaram que são poucos os estudos publicados que envolvem, de forma associada, os temas Violência, Educação Infantil e Deficiência. É importante se atentar para o fato de que para ocorrer a inclusão escolar faz-se necessário um investimento na criança, a partir de estudos que proporcionem momentos de brincar, jogar, estudar, sem pressões ocasionadas pela insegurança, maus tratos, preconceito e violência física ou simbólica, criança sendo criança.

Palavras-chave:Deficiência. Inclusão escolar. Violência escolar. Educação infantil. 

Biografia do Autor

Andréia Soares Pina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE), nas linhas de Pesquisa Educação Especial e Educação e Violência. Bolsista do PIBIC/CNPQ/UEMS (2013-2014). Estudante do Observatório da Educação (OBEDUC).

Doracina Aparecida de Castro Araujo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente dos cursos de Pedagogia, Especialização em Educação e Mestrado em Educação da UEMS. Líder do GEPPE, Coordenadora da linha de pesquisa Educação Especial e Pesquisadora da linha de pesquisa Educação e Violência. Pesquisadora do OBEDUC e Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Downloads

Publicado

06-11-2014

Como Citar

Pina, A. S., & Araujo, D. A. de C. (2014). Violência contra crianças com deficiência. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(12), 81–93. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/512

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)