Violência contra crianças com deficiência
Visualizações: 927Resumo
As crianças com deficiência que estão chegando às escolas têm recebido olhares desconfortantes e preconceituosos. Com essa constatação é que se intencionou realizar uma pesquisa para compreender a relação entre deficiência e violência no espaço escolar, a partir dos resultados de pesquisas realizadas na área da Educação Especial. O estudo iniciou com a revisão bibliográfica e o mapeamento de artigos em revistas especializadas da área de Educação Especial, na sequência, a análise, observando as revelações dos pesquisadores sobre o tema. Os resultados da pesquisa evidenciaram que são poucos os estudos publicados que envolvem, de forma associada, os temas Violência, Educação Infantil e Deficiência. É importante se atentar para o fato de que para ocorrer a inclusão escolar faz-se necessário um investimento na criança, a partir de estudos que proporcionem momentos de brincar, jogar, estudar, sem pressões ocasionadas pela insegurança, maus tratos, preconceito e violência física ou simbólica, criança sendo criança.
Palavras-chave:Deficiência. Inclusão escolar. Violência escolar. Educação infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.