Algumas considerações sobre o ensino médio integrado no contexto das mudanças econômicas: impasses e desafios

Visualizações: 491

Autores

  • Jefferson Carriello do Carmo Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

O objetivo do texto é discutir o Ensino Médio Integrado enquanto possível concepção educativa de formação integral. Procuro como referência, para mostrar essa finalidade, a integração entre os conceitos de trabalho, ciência e cultura. A urgência dessa compreensão passa por duas apreensões: a) historicamente, o capital vem apropriando-se do trabalho, da ciência, da cultura ocasionando um impasse posto pelo avanço da democratização da escola básica e do acesso ao saber cientifico e tecnológico; b) as forças hegemônicas, através do consenso, atraem os jovens para os processos funcionais da escola, cujo objeto é atender o mercado de trabalho. Diante disso, o nosso desafio está na construção de uma escola unitária de ensino médio que tenha no seu espaço institucional a concepção educativa de formação integral vindo a superar a dualidade histórica entre formação básica e a profissional.

 

Palavras-chave: Políticas educacionais. trabalho e educação. educação profissional.

Biografia do Autor

Jefferson Carriello do Carmo, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Pedagogia - Universidade de Sorocaba - UNISO (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (1999), doutorado em Educação - UNICAMP (2004). Estudos de Pós-Doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de História - UNICAMP (2007). Atualmente é professor/pesquisador da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Politicas educacionais, formação e trabalho docente, industrialização e trabalho, trabalho e educação, Ensino Médio Integrado, Antonio Gramsci.

Downloads

Publicado

17-12-2013

Como Citar

do Carmo, J. C. (2013). Algumas considerações sobre o ensino médio integrado no contexto das mudanças econômicas: impasses e desafios. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(11), 207–223. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/513