Algumas considerações sobre o ensino médio integrado no contexto das mudanças econômicas: impasses e desafios
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O objetivo do texto é discutir o Ensino Médio Integrado enquanto possível concepção educativa de formação integral. Procuro como referência, para mostrar essa finalidade, a integração entre os conceitos de trabalho, ciência e cultura. A urgência dessa compreensão passa por duas apreensões: a) historicamente, o capital vem apropriando-se do trabalho, da ciência, da cultura ocasionando um impasse posto pelo avanço da democratização da escola básica e do acesso ao saber cientifico e tecnológico; b) as forças hegemônicas, através do consenso, atraem os jovens para os processos funcionais da escola, cujo objeto é atender o mercado de trabalho. Diante disso, o nosso desafio está na construção de uma escola unitária de ensino médio que tenha no seu espaço institucional a concepção educativa de formação integral vindo a superar a dualidade histórica entre formação básica e a profissional.
Palavras-chave: Políticas educacionais. trabalho e educação. educação profissional.
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