Na escuta de vozes formativas: impactos do PIBID na formação de professores de história a partir de narrativas (auto)biográficas

Visualizações: 279

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5159

Resumo

O artigo analisa narrativas (auto)biográficas produzidas por meio de entrevistas realizadas com docentes de História que, quando licenciandos, participaram do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é analisar como os docentes ressignificam suas experiências formativas no decurso do programa e de que maneira isso impacta na prática pedagógica desses professores na atualidade. Do ponto de vista teórico-metodológico, ancoramo-nos em autores como Passeggi (2011; 2016), Jovchelovitch e Bauer (2002), Neves (2000), dentre. O corpus de análise é composto por fragmentos de narrativas (auto)biográficas de quatro docentes que atuam na região do Vale do Jaguaribe, no interior do Ceará. As análises pontuam que os professores, ao rememorarem suas experiências formativas no âmbito do PIBID, admitem que estas foram relevantes para se pensar no perfil do aluno que chega aos bancos escolares, na redefinição de práticas pedagógicas que levem em conta a singularidade desse discente no interior das problemáticas do ensino de História.

Biografia do Autor

Fátima Nailena Fonsêca Cordeiro

Mestra em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).  

Simone Maria da Rocha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do semi-Árido

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Downloads

Publicado

18-06-2021

Como Citar

Fonsêca Cordeiro, F. N., da Rocha, S. M., & Vieira da Silva, F. (2021). Na escuta de vozes formativas: impactos do PIBID na formação de professores de história a partir de narrativas (auto)biográficas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 844–868. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5159