Na escuta de vozes formativas: impactos do PIBID na formação de professores de história a partir de narrativas (auto)biográficas
Visualizações: 315DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5159Resumo
O artigo analisa narrativas (auto)biográficas produzidas por meio de entrevistas realizadas com docentes de História que, quando licenciandos, participaram do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é analisar como os docentes ressignificam suas experiências formativas no decurso do programa e de que maneira isso impacta na prática pedagógica desses professores na atualidade. Do ponto de vista teórico-metodológico, ancoramo-nos em autores como Passeggi (2011; 2016), Jovchelovitch e Bauer (2002), Neves (2000), dentre. O corpus de análise é composto por fragmentos de narrativas (auto)biográficas de quatro docentes que atuam na região do Vale do Jaguaribe, no interior do Ceará. As análises pontuam que os professores, ao rememorarem suas experiências formativas no âmbito do PIBID, admitem que estas foram relevantes para se pensar no perfil do aluno que chega aos bancos escolares, na redefinição de práticas pedagógicas que levem em conta a singularidade desse discente no interior das problemáticas do ensino de História.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.