Contribuições para a compreensão sobre a formação de professores em cursos da modalidade a distância

Visualizações: 432

Autores

  • Mara Lúcia Ramalho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM
  • Arlete Barbosa Reis Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM
  • Ricardo Nogueira Nogueira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação a Distância, Políticas públicas educacionais, Formação de professores.

Resumo

No intuito de assegurar a qualidade de ensino, as políticas públicas educacionais vêm se mostrando como solução fundamental intermediada pela educação e o preparo da mão-de-obra qualificada capaz de atender às exigências de competitividade econômica como uma forma de ensino capaz de possibilitar a auto-aprendizagem com o uso de recursos didáticos combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicação/ informática, hoje conhecida com a modalidade de Ensino a Distância. Para tal, o estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica por ser uma importante metodologia para a realização do processo de revisão literária. Dentro desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo o estudo da importância da interação entre a teoria e a prática na formação docente. Deste movimento ainda em fase de execução, pode-se concluir que a capacidade de reflexão e a interação entre a teoria e a prática são importantes elementos para o desenvolvimento de processos de formação na modalidade à distância.

 

Palavras-chave: Educação a Distância. Políticas públicas educacionais.Formação de professores.

 

 

 

Biografia do Autor

Mara Lúcia Ramalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG(2012) ; mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP(2006); formação em pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG/ Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina- FAFIDIA (1997). Colaboradora da Prefeitura Municipal de Diamantina e atualmente professora voluntária da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Prioriza as discussões sobre as temáticas: teoria e prática: metodologias para o ensino e aprendizagem (ênfase na educação básica); políticas públicas: processos históricos; educação a distância; práticas de leitura e produção de textos; metodologia do trabalho científico e direitos humanos. (Texto informado pelo autor)

Arlete Barbosa Reis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM

Doutora em Engenharia Química pela Universidade estadual de Campinas - UNICAMP. Professora Adjunto II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM. Coordenadora do curso de Física-Licenciatura na modalidade a Distância-EaD. E-mail: arlete.reis@ict.ufvjm.edu.br ; abreys@gmail.com .

Downloads

Publicado

16-12-2013

Como Citar

Ramalho, M. L., Reis, A. B., & Nogueira, R. N. (2013). Contribuições para a compreensão sobre a formação de professores em cursos da modalidade a distância. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(11), 113–121. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/518